Indústria na China cresce ao ritmo mais rápido em 3 meses
Índice de Gerentes de Compras (PMI, na sigla em inglês) oficial de indústria ficou em 51,7 em junho, 11º mês seguido de expansão
Reuters
Publicado em 30 de junho de 2017 às 08h28.
Pequim - A indústria da China cresceu em junho no ritmo mais rápido em três meses, impulsionada por novas encomendas fortes em um sinal de estabilização do crescimento, embora analistas acreditem que uma desaceleração seja inevitável conforme Pequim reprime os riscos da dívida.
O Índice de Gerentes de Compras (PMI, na sigla em inglês) oficial de indústria ficou em 51,7 em junho, 11º mês seguido de expansão, contra 51,2 em maio, mostrou nesta sexta-feira a pesquisa da Agência Nacional de Estatísticas.
Esse foi o ritmo mais rápido desde março e superou a expectativa em pesquisa da Reuters de 51,0.
A pesquisa sustenta o consenso de que a economia da China está se estabilizando a um ritmo moderado em vez de desacelerar com força, sugerindo que Pequim está no caminho de atingir a meta anual de crescimento de 6,5 por cento para este ano.
As novas encomendas no mês subiram para 53,1 de 52,3 em maio, com as encomendas para exportação avançando 1,3 ponto, a 52,0, em um sinal de sólida demanda externa.
Analistas entretanto alertam contra tirar muita conclusão dos números oficiais do PMI.
"Estamos cautelosos em colocar muita fé nos PMIs oficiais dado que eles já forneceram sinais falsos no passado", disseJulian Evans-Pritchard, economista do Capital Economics.
O crescimento do setor de serviços também acelerou a 54,9 em junho, nível mais alto desde março, graças à atividade nos setores de serviços comerciais e de construção, de acordo com o PMI oficial de serviços.