Exame Logo

Indústria de São Paulo cresce pelo sexto mês consecutivo

A produção industrial de São Paulo em janeiro cresceu 4,6% em relação ao mesmo mês de 2003. Quando comparada ao mês de dezembro, essa taxa foi de 0,8%. Com esse dado, a indústriada região registra o sexto mês de crescimento consecutivo, segundo divulgou nesta segunda-feira (15/3) o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Com […]

EXAME.com (EXAME.com)
DR

Da Redação

Publicado em 9 de outubro de 2008 às 11h01.

A produção industrial de São Paulo em janeiro cresceu 4,6% em relação ao mesmo mês de 2003. Quando comparada ao mês de dezembro, essa taxa foi de 0,8%. Com esse dado, a indústriada região registra o sexto mês de crescimento consecutivo, segundo divulgou nesta segunda-feira (15/3) o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Com desempenho positivo e taxas acima da média nacional, além da paulista, ficaram as indústrias do Rio Grande do Sul, com 11,3%, as da região Sul, com 4,7%, e a de Santa Catarina, com 3,3%. Paraná, Ceará e Minas Gerais também registraram crescimentos de 1,7%, 1,4% e 1%, respectivamente. Já a atividade industrial do Rio de Janeiro, do Espírito Santo, da região nordeste, da Bahia e de Pernambuco, tiveram desempenho negativo.

A indústria do Rio Grande do Sul liderou o crescimento graças às empresas de colheitadeiras agrícolasque estão sendo impulsionadas pelo agronegócio. Em São Paulo, o crescimento da atividade industrial esteve relacionado aos setores químico, de material elétrico e de comunicações e o mecânico.

Veja também

Na contramão, a queda de 5,9% na atividade industrial do Rio de Janeiro no primeiro mês do ano versus o mesmo mês de 2003, é resultado principalmente da retração dos setores de extração mineral, além dos de transformação, têxtil e químico.

Ao contrário da indústria do Espírito Santo, que devido à paralisação para manutenção de plataformas marítimas de extração de petróleo, registrou queda de 5,1% na comparação janeiro versus janeiro, mas mantém no acumulado dos últimos 12 meses uma taxa de crescimento de 9,7%, a atividade industrial do Rio de Janeiro também tem desempenho negativo no acumulado. O mês de janeiro é o décimo consecutivo de queda e no balanço dos últimos 12 meses, a retração é de 1,7%.

Acompanhe tudo sobre:[]

Mais lidas

exame no whatsapp

Receba as noticias da Exame no seu WhatsApp

Inscreva-se

Mais de Economia

Mais na Exame