Economia

IGP-M de maio registra a primeira deflação desde 1999

A inflação medida pelo IGP-M de maio registrou a primeira deflação desde maio de 1999. Impulsionado pelo IPA (Índice de Preços no Atacado), o índice chegou a -0,26% no mês, contra a medição de 0,92% em abril. O IPA tem peso de 60% no conjunto do IGP-M. A queda do IPA é a maior desde […]

EXAME.com (EXAME.com)

EXAME.com (EXAME.com)

DR

Da Redação

Publicado em 9 de outubro de 2008 às 11h05.

A inflação medida pelo IGP-M de maio registrou a primeira deflação desde maio de 1999. Impulsionado pelo IPA (Índice de Preços no Atacado), o índice chegou a -0,26% no mês, contra a medição de 0,92% em abril. O IPA tem peso de 60% no conjunto do IGP-M. A queda do IPA é a maior desde setembro de 1995, quando houve deflação de 1,58%. A deflação está em linha com as expectativas do mercado, que já previa que a queda dos preços ao consumidor seria poluída pela alta do custo da construção. Os analistas mais pessimistas previam estabilidade do índice no mês.

Além dos preços no atacado, que caiu 1,11%, o componente transportes, dos preços ao consumidor, também registrou variação negativa de 0,16%. De todo o índice, o que mais pressionou a inflação no mês foi o Índice Nacional do Custo da Construção, de 2,98%. O peso do INCC é de 10%.

O IPC (Índice de Preços ao Consumidor), com peso de 30%, fechou o mês em 0,83%. No acumulado do ano, o IGP-M soma 6,97% e, em doze meses, 31,53%.

Acompanhe tudo sobre:[]

Mais de Economia

Lula sanciona projeto de desoneração da folha de pagamento de 17 setores da economia

Haddad vê descompasso nas expectativas sobre decisões dos Bancos Centrais globais em torno dos juros

Cartão de crédito para MEIs: Banco do Brasil lança produto sem cobrança de anuidade para clientes

Fim do Saque-aniversário do FGTS? Ministro vai enviar projeto ao Congresso para encerrar modalidade