Economia

IBGE prevê safra agrícola 8% maior em 2004

A estimativa oficial para a safra agrícola de 2004 foi elevada mais uma vez. Segundo previsão do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), com base em levantamento feito em janeiro, ela deverá ser 8% superior à obtida em 2003, totalizando 133 milhões de toneladas. No ano passado, a safra foi recorde e alcançou 123 […]

EXAME.com (EXAME.com)

EXAME.com (EXAME.com)

DR

Da Redação

Publicado em 9 de outubro de 2008 às 11h21.

A estimativa oficial para a safra agrícola de 2004 foi elevada mais uma vez. Segundo previsão do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), com base em levantamento feito em janeiro, ela deverá ser 8% superior à obtida em 2003, totalizando 133 milhões de toneladas. No ano passado, a safra foi recorde e alcançou 123 milhões de toneladas.

A última previsão divulgada pelo IBGE, no mês passado, era de 132,2 milhões de toneladas este ano, o que representaria um crescimento de 7,31% em relação ao ano passado.

A produção de soja, voltada para o mercado externo, deve puxar o crescimento. O IBGE prevê uma alta de 14,4%. No total, a produção de soja deve chegar a 59 milhões de toneladas, quase 45% da safra agrícola prevista para o ano.

Os maiores Estados produtores são Mato Grosso e Paraná, com produções avaliadas em 16 milhões de toneladas e 11,7 milhões de toneladas, respectivamente.

Paran
Os números do IBGE, no entanto, devem ser afetados, no entanto, pela safra do Paraná. A Secretaria de Agricultura divulgou nesta quinta-feira (4/3) uma previsão de queda na colheita de soja. Serão um milhão de toneladas de soja a menos do que na safra anterior devido à estiagem que atinge o estado.

Segundo o chefe do Departamento de Economia Rural (Deral) da Secretaria, Norberto Ortigara, esta perda vai gerar um prejuízo de cerca de 780 milhões de reais para os agricultores. A expectativa era colher, neste ano, 11 milhões e 890 mil toneladas.

Refeitos os cálculos, estes números caem para 10 milhões 950 mil toneladas. O Paraná é o segundo produtor nacional de soja. A estiagem atinge ainda as culturas de algodão e milho.

No algodão, 10% da produção que está em fase de colheita estão perdidos. A safra, que deveria ser de 103 mil toneladas, não deve passar de 95 mil toneladas.

O plantio do milho está atrasado a área plantada até agora é pouco mais da metade prevista. Isso faz com que o Paraná, maior produtor nacional, contribuindo com 43% de tudo o que é produzido no país, colha, neste ano, 1 milhão e 300 mil toneladas, 11% a menos do que era esperado.

A safra de grãos do Paraná deve ficar em torno de 28 milhões e 500 mil toneladas.

Acompanhe tudo sobre:[]

Mais de Economia

Mercado de trabalho permanece aquecido e eleva desafios à frente

Caged: Brasil criou 232 mil vagas de trabalho em agosto

Pacote de auxílio econômico para companhias aéreas será de R$ 6 bi

Governo autoriza uso de aposentadoria complementar como garantia de empréstimo habitacional