<I>The Guardian</I> menciona candidatura de Palocci em 2006
Desistência de Lula de concorrer à reeleição detonaria "ondas de choque" por toda a América Latina, onde vários líderes de esquerda teriam chegado ao poder na esteira da vitória do PT em 2002, afirma jornal britânico
Da Redação
Publicado em 9 de outubro de 2008 às 10h54.
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva pode desistir da campanha de reeleição no próximo ano em favor de seu ministro da Fazenda, Antonio Palocci.
Atribuindo o cenário a "rumores emanando de Brasília", o diário britânico The Guardian afirma que um desdobramento dessa magnitude detonaria "ondas de choque" por toda a América Latina, onde vários líderes de esquerda teriam chegado ao poder na esteira da vitória do Partido dos Trabalhadores no Brasil.
Quando chegou ao poder em janeiro de 2003, diz a reportagem, o presidente Lula tornou-se o primeiro presidente brasileiro da classe operária, eleito em meio a imenso sentimento de otimismo.
Contrariando apostas, Lula obteve estabilização econômica, seguindo a mesma política econômica de seu predecessor.
Mas o escândalo do mensalão está causando forte desilusão, diz The Guardian, uma vez que o PT era visto como uma referência de ética e transparência em um país com histórico de altos níveis de corrupção.