Economia

<I>The Guardian</I> menciona candidatura de Palocci em 2006

Desistência de Lula de concorrer à reeleição detonaria "ondas de choque" por toda a América Latina, onde vários líderes de esquerda teriam chegado ao poder na esteira da vitória do PT em 2002, afirma jornal britânico

EXAME.com (EXAME.com)

EXAME.com (EXAME.com)

DR

Da Redação

Publicado em 9 de outubro de 2008 às 10h54.

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva pode desistir da campanha de reeleição no próximo ano em favor de seu ministro da Fazenda, Antonio Palocci.

Atribuindo o cenário a "rumores emanando de Brasília", o diário britânico The Guardian afirma que um desdobramento dessa magnitude detonaria "ondas de choque" por toda a América Latina, onde vários líderes de esquerda teriam chegado ao poder na esteira da vitória do Partido dos Trabalhadores no Brasil.

Quando chegou ao poder em janeiro de 2003, diz a reportagem, o presidente Lula tornou-se o primeiro presidente brasileiro da classe operária, eleito em meio a imenso sentimento de otimismo.

Contrariando apostas, Lula obteve estabilização econômica, seguindo a mesma política econômica de seu predecessor.

Mas o escândalo do mensalão está causando forte desilusão, diz The Guardian, uma vez que o PT era visto como uma referência de ética e transparência em um país com histórico de altos níveis de corrupção.

Acompanhe tudo sobre:[]

Mais de Economia

‘Se você pretende ser ‘miss simpatia’, seu lugar não é o Banco Central’, diz Galípolo

Rui Costa fala em dialogar com o mercado após dólar disparar: 'O que se cobrava foi 100% atendido'

Lula chama corte gastos de 'medida extraordinária': 'Temos que cumprir o arcabouço fiscal'