Economia

Governo turco busca impulsionar potencial de crescimento

Política monetária focará em intensificar o combate contra a inflação no período à frente, segundo programa divulgado nesta segunda-feira


	Ahmet Davutoglu: segundo programa, soluções para problemas na economia terão visão de longo prazo
 (Umit Bektas/Reuters)

Ahmet Davutoglu: segundo programa, soluções para problemas na economia terão visão de longo prazo (Umit Bektas/Reuters)

DR

Da Redação

Publicado em 1 de setembro de 2014 às 10h39.

Istambul - O novo governo turco buscará políticas visando impulsionar o potencial de crescimento econômico do país enquanto a política monetária focará em intensificar o combate contra a inflação no período à frente, segundo seu programa divulgado nesta segunda-feira.

Definindo seus planos depois que Ahmet Davutoglu assumiu como primeiro-ministro na semana passada, o governo disse que a política monetária também irá sustentar o crescimento e o emprego, desde que isso não entre em contradição com o objetivo de alcançar a estabilidade de preços.

De acordo com o texto do programa, divulgado no site do primeiro-ministro, o banco central continuará a definir a política monetária de forma independente enquanto medidas estruturais serão adotadas para diminuir o déficit de conta corrente.

"Vamos seguir uma linha que aumentará o potencial de crescimento, criando soluções para problemas na economia com uma visão de longo prazo", de acordo com o programa, lido por Davutoglu no Parlamento. A economia turca expandiu 4 por cento no ano passado e o objetivo é que cresça 4 por cento novamente neste ano.

O programa diz também que o governo impulsionará o nível de poupanças domésticas e focará em indústria de valor agregado.

Acompanhe tudo sobre:ÁsiaEuropaInflaçãoPolítica monetáriaTurquia

Mais de Economia

Reforma tributária: videocast debate os efeitos da regulamentação para o agronegócio

Análise: O pacote fiscal passou. Mas ficou o mal-estar

Amazon, Huawei, Samsung: quais são as 10 empresas que mais investem em política industrial no mundo?

Economia de baixa altitude: China lidera com inovação