Economia

Governo supera meta do superávit primário no primeiro trimestre

O setor público conseguiu um superávit primário de 10,3 bilhões de reais em março, o melhor resultado mensal desde o início da série histórica, em 1991. Para o trimestre, o superávit foi de 20,5 bilhões de reais (5,41% do Produto Interno Bruto). Ou seja, o governo conseguiu cumprir com folga a meta fiscal (14,5 bilhões […]

EXAME.com (EXAME.com)

EXAME.com (EXAME.com)

DR

Da Redação

Publicado em 9 de outubro de 2008 às 10h58.

O setor público conseguiu um superávit primário de 10,3 bilhões de reais em março, o melhor resultado mensal desde o início da série histórica, em 1991. Para o trimestre, o superávit foi de 20,5 bilhões de reais (5,41% do Produto Interno Bruto). Ou seja, o governo conseguiu cumprir com folga a meta fiscal (14,5 bilhões de reais) acertada com o Fundo Monetário Internacional para os primeiros três meses do ano. O superávit primário é, basicamente, o resultado das receitas do setor menos as despesas, sem contar o pagamento de juros.

Considerando as despesas financeiras, entre elas os juros, o relatório do Banco Central mostra um déficit nominal de 10,8 bilhões de reais no primeiro trimestre. O montante equivale a 2,85% do PIB. Nos primeiros três meses do ano passado, o déficit havia sido de 22,1 bilhões, o equivalente a 6,32% do PIB.

Entre as principais fontes de financiamento do setor público, houve uma expansão de 10,8 bilhões de reais na dívida mobiliária (títulos públicos federais) e reduções de 3,5 bilhões na dívida bancária, de 5,7 bilhões na base monetária e de 701 milhões nos financiamentos externos.

Dívida líquida

A dívida líquida do setor público acumulada até o mês passado registrou uma pequena queda, passando de 926,7 bilhões de reais (58,16% do PIB) em fevereiro para 924,4 bilhões (57,37% do PIB) em março. O superávit nominal (75 milhões de reais), o impacto da valorização do real frente ao dólar (464 milhões) e a variação de paridade da cesta de moedas que compõem a dívida externa líquida (1,7 bilhão) contribuíram para resultado.

Acompanhe tudo sobre:[]

Mais de Economia

Acelerada pela Nvidia, Google — e agora Amazon —, startup quer inovar no crédito para PMEs

Cigarro mais caro deve pressionar inflação de 2024, informa Ministério da Fazenda

Fazenda eleva projeção de PIB de 2024 para 3,2%; expectativa para inflação também sobe, para 4,25%

Alckmin: empresas já podem solicitar à Receita Federal benefício da depreciação acelerada