Economia

Governo sugere reajuste de 17,24% para telefonia fixa

O governo propôs nesta segunda-feira um reajuste de 17,24% para as tarifas da telefonia fixa - índice que corresponde ao valor acumulado do Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) nos últimos 12 meses. A proposta, que foi apresentada pelo Ministério da Fazenda, também contempla o parcelamento do reajuste: uma primeira etapa seria aplicada no […]

EXAME.com (EXAME.com)

EXAME.com (EXAME.com)

DR

Da Redação

Publicado em 9 de outubro de 2008 às 11h04.

O governo propôs nesta segunda-feira um reajuste de 17,24% para as tarifas da telefonia fixa - índice que corresponde ao valor acumulado do Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) nos últimos 12 meses.

A proposta, que foi apresentada pelo Ministério da Fazenda, também contempla o parcelamento do reajuste: uma primeira etapa seria aplicada no próximo mês (0,5%) e o restante da diferença entre o IPCA e o Índice Geral de Preços (IGP-DI) - que oficialmente corrige as tarifas - em janeiro de 2004. A diferença é de cerca de 11,51 pontos porcentuais, tomando por base a diferença dos 28,75% resultantes do IGP-DI dos últimos 12 meses (30,05%) menos 1% de produtividade.

Nesta segunda-feira (23/6), o governo se reuniu separadamente com as empresas de telefonia, em Brasília. As conversas devem continuar amanhã, numa reunião com todos os representantes das companhias, que estão negociando contrapartidas para o parcelamento do reajuste.

Acompanhe tudo sobre:[]

Mais de Economia

Cartão de crédito para MEIs: Banco do Brasil lança produto sem cobrança de anuidade para clientes

Fim do Saque-aniversário do FGTS? Ministro vai enviar projeto ao Congresso para encerrar modalidade

Mercado eleva projeção do IPCA de 2024 pela 9ª semana

Acelerada pela Nvidia, Google — e agora Amazon —, startup quer inovar no crédito para PMEs