Exame Logo

Governo reduz imposto de importação e assegura investimentos

As alíquotas para os bens de capital e os bens de informática e telecomunicação, que eram, respectivamente, 14% e 16%, caíram para 2%

A Câmara de Comércio Exterior do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior reduziu o imposto de importação sobre 140 itens e renovou a concessão para mais 17 (Egberto Nogueira/VEJA)
DR

Da Redação

Publicado em 14 de maio de 2013 às 18h23.

Brasília – A redução do imposto de importação de 157 produtos, anunciada pelo governo, possibilitará investimento de US$ 1,693 bilhão e envolverão gastos de US$ 263 milhões em importações.

Entre os projetos beneficiados estão a ampliação de um complexo industrial de produção de pneus em Camaçari (BA), a melhoria da infraestrutura ferroviária, para atender ao transporte de produtos agrícolas em São Paulo, e o investimento na redução da quantidade de enxofre no diesel e gasolina, em Betim (MG).

Veja também

A Câmara de Comércio Exterior do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior reduziu o imposto de importação sobre 140 itens e renovou a concessão para mais 17. As alíquotas para os bens de capital e os bens de informática e telecomunicação, que eram, respectivamente, 14% e 16%, caíram para 2%. As mudanças foram publicadas hoje (14) no Diário Oficial da União.

Com a diminuição dos impostos o governo deseja facilitar acesso das empresas a equipamentos não fabricados no Brasil e necessários para assegurar competitividade e investimentos.

O valor menor é temporário. Vale até 31 de dezembro de 2013 para bens de informática e até a mesma data de 2014 para bens de capital.

Acompanhe tudo sobre:Comércio exteriorImportaçõesImpostosInvestimentos de governoLeão

Mais lidas

exame no whatsapp

Receba as noticias da Exame no seu WhatsApp

Inscreva-se

Mais de Economia

Mais na Exame