Exame Logo

Governo quer definir em até dois dias bônus a quem economizar energia

O Brasil vive a maior seca em mais de 90 anos e medidas vêm sendo adotadas pelo governo para evitar que a falta de chuva se transforme em cortes ou escassez de energia

Cálculos estão sendo feitos por técnicos do governo (brunorbs/Getty Images)
R

Reuters

Publicado em 30 de agosto de 2021 às 13h32.

Última atualização em 30 de agosto de 2021 às 14h02.

O governo federal pretende definir em até dois dias o valor dos descontos que serão dados a consumidores residenciais e estabelecimentos comerciais e industriais de menor porte que reduzirem voluntariamente o consumo de energia, disse à Reuters ministro de Minas e Energia, Bento Albuquerque.

Cálculos estão sendo feitos por técnicos do governo para se chegar a um valor compatível com a realidade fiscal e econômica.

Veja também

Os descontos beneficiariam consumidores do mercado regulado, atendidos por distribuidoras.

"As simulações e estudos técnicos ainda estão em andamento, disse ele, nesta segunda-feira.

"Ainda não temos uma definição e não sei de onde saíram esses números (que estão sendo divulgados na imprensa). Estamos finalizando ainda, e talvez isso leve uns dois dias", adicionou o ministro.

O Brasil vive a maior seca em mais de 90 anos na área das hidrelétricas, e medidas vêm sendo adotadas pelo governo para evitar que a falta de chuva se transforme em cortes ou escassez de energia.

O governo já anunciou metas de redução de consumo para prédios públicos e diretrizes para incentivar cortes voluntários no mercado livre.

O jornal O Globo publicou nesta segunda-feira que ganhará um desconto nas contas de luz quem diminuir o consumo em pelo menos 10%. O bônus na tarifa deve valer até uma redução de 20% – mais do que isso não haveria benefícios.

Toda semana tem um novo episódio do podcast EXAME Política. Disponível abaixo ou nas plataformas de áudioSpotify,Deezer,Google PodcastseApple Podcasts
Acompanhe tudo sobre:Crise da ÁguaEnergia elétricaGoverno Bolsonaro

Mais lidas

exame no whatsapp

Receba as noticias da Exame no seu WhatsApp

Inscreva-se

Mais de Economia

Mais na Exame