Governo publica informações sobre licitação de hidrelétricas

O leilão oferecerá seis lotes de empreendimentos, alguns com uma hidrelétrica e outros com um pacote de usinas

São Paulo - O Ministério de Minas e Energia disponibilizou nesta terça-feira informações detalhadas sobre as usinas hidrelétricas em operação que terão a concessão ofertada ao mercado no leilão número 12, de 2015, que deverá ser realizado em outubro deste ano.

Segundo despacho publicado no Diário Oficial da União, as instruções para o acesso às informações devem ser obtidas no site da Aneel (www.aneel.gov.br), no campo "Leilão de Concessões de UHEs", sendo que estarão disponíveis dados referentes a aspectos contábeis, ambientais e fundiários, bem como de operação, manutenção, fiscalização, investimento, outorga, risco e gestão de pessoas das usinas.

O leilão oferecerá seis lotes de empreendimentos, alguns com uma hidrelétrica e outros com um pacote de usinas.

Estão entre as concessões ofertadas empreendimentos hoje operados por Cemig, como a usina de Três Marias, Cesp, como Jupiá e Ilha Solteira, e Copel, como as hidrelétricas Parigot de Souza e Mourão I.

Os interessados deverão apresentar um lance de preço para a venda da energia da usina para o consumidor, por meio de compra pelas concessionárias de distribuição, em regime de cotas de garantia física; e um lance de bonificação pela outorga, que irá para os cofres públicos.

O ministro de Minas e Energia, Eduardo Braga, estimou recentemente que o certame poderia render cerca de 17 bilhões de reais em bonificações.

Obrigado por ler a EXAME! Que tal se tornar assinante?


Tenha acesso ilimitado ao melhor conteúdo de seu dia. Em poucos minutos, você cria sua conta e continua lendo esta matéria. Vamos lá?


Falta pouco para você liberar seu acesso.

exame digital

R$ 12,90/mês
  • Acesse onde e quando quiser.

  • Acesso ilimitado a conteúdos exclusivos sobre macroeconomia, mercados, carreira, empreendedorismo, tecnologia e finanças.
Assine

exame digital + impressa

R$ 29,90/mês
  • Acesse onde e quando quiser

  • Acesso ilimitado a conteúdos exclusivos sobre macroeconomia, mercados, carreira, empreendedorismo, tecnologia e finanças.

  • Edição impressa mensal.

  • Frete grátis
Assine

Já é assinante? Entre aqui.