Economia

Força Sindical diz que Brasil teve "pibinho" em 2011

Para a entidade, o resultado no ano passado é "pífio" e decepcionante

Segundo a Força Sindical, o crescimento PIB é "resultado da equivocada política econômica do governo" (Reprodução/Força Sindical)

Segundo a Força Sindical, o crescimento PIB é "resultado da equivocada política econômica do governo" (Reprodução/Força Sindical)

DR

Da Redação

Publicado em 6 de março de 2012 às 13h07.

Para a Força Sindical, o crescimento de 2,7% do Produto Interno Bruto (PIB) no ano passado é um resultado "pífio", "resultado da equivocada política econômica do governo". Em nota divulgada hoje, a Força Sindical inclusive classifica o resultado como "pibinho" e destaca que é um número "decepcionante para toda a economia brasileira".

"Como podemos alavancar a economia sendo campeões mundiais em taxa de juros e praticando uma nefasta política de incentivo às importações e à desindustrialização?", questiona a Força Sindical. Para a entidade, os números devem "servir de alerta para o governo".

A nota ressalta que é urgente que a política econômica abra espaço para o crescimento. Para isso, a Força Sindical defende queda "drástica" nos juros, fortalecimento do mercado interno, expansão do emprego, distribuição de renda e fortalecimento dos investimentos em infraestrutura e nas políticas sociais.

A Força Sindical também lamenta "os riscos devastadores da desindustrialização e do crescimento desenfreado das importações". Para a entidade, a "insensibilidade de setores do governo, mantendo o câmbio valorizado, está promovendo uma enxurrada de importados, gerando empregos no exterior". A nota é assinada pelo deputado Pereira da Silva (PDT-SP), o "Paulinho da Força", que é presidente da Força Sindical.

Acompanhe tudo sobre:Indicadores econômicosDesenvolvimento econômicoCrescimento econômicoPIBSindicatos

Mais de Economia

Em 1º turno, Câmara aprova PEC que estabelece gasto mínimo para assistência social

FGTS como garantia para crédito consignado deve sair em maio, diz Dataprev

Governo vai subir para 32% a proporção de etanol na gasolina no 1º semestre, diz Silveira

Governo publica decreto que zera alíquotas do PIS/Cofins para querosene de aviação