EXAME.com (EXAME.com)
Da Redação
Publicado em 9 de outubro de 2008 às 10h51.
A política econômica do governo Lula recebeu elogios do diretor do Fundo Monetário Internacional (FMI) para o Hemisfério Ocidental, Anoop Singh, que destacou a forma como o Banco Central brasileiro vem conduzindo a política monetária, o que sinaliza que o país pode estar entrando num círculo virtuoso , com o aumento da confiança e a queda da inflação.
Singh enfatizou o desempenho do governo brasileiro, que deu início a uma série de reformas estruturais "muito bem focada". O programa do Brasil com o FMI, avaliou o diretor, caminha bem e por todos esses motivos o organismo deverá aprovar em questão de semanas a próxima revisão desse acordo. As declarações de Singh foram dadas à Rádio França.
O diretor do FMI também comentou a situação da América Latina e apontou quatro objetivos que devem ser atingidos para que o continente volte a ter crescimento econômico: consolidar a política fiscal; restabelecer o crédito doméstico; aumentar o comércio e fazer reformas estruturais para possibilitar maior abertura das economias; e aliar as políticas fiscais sólidas às de inclusão social.
Sobre a situação da Argentina, Singh disse que o governo daquele país deve apresentar um plano de reformas estruturais de longo prazo que priorize questões fiscais e o sistema bancário.