Economia

Fed deve focar em dados econômicos ao buscar política paciente, diz vice

Comentários que sugerem que o Fed precisará ver evidências sólidas de inflação mais alta antes de aumentar as taxas de juros novamente

Federal Reserve (Chris Wattie/Reuters)

Federal Reserve (Chris Wattie/Reuters)

R

Reuters

Publicado em 28 de fevereiro de 2019 às 11h39.

Reuters - O Federal Reserve está entrando em uma era na qual precisa estar "especialmente" focado em dados econômicos e menos amarrado a previsões sobre o futuro que podem levar a um erro, disse o vice-chair do Fed, Richard Clarida, nesta quinta-feira.

Em comentários que sugerem que o Fed precisará ver evidências sólidas de inflação mais alta antes de aumentar as taxas de juros novamente, Clarida disse que os bancos centrais devem ser particularmente sensíveis à possibilidade de falha de seus modelos econômicos - e não, por exemplo, se apressar a um julgamento se esses modelos previssem um salto no nível de aumentos de preços.

"Precisamos, acredito, estar cientes do equilíbrio que devemos ter entre ser prospectivos e maximizar as chances de estar certo, considerando a realidade de que os modelos que consultamos não são infalíveis", disse Clarida em comentários em uma conferência de economia.

"Por exemplo, se um modelo previsse um aumento na inflação, uma decisão de aumentos preventivos antes que o surto fosse evidente nos dados reais precisaria ser balanceado contra o custo considerável do modelo estar errado", disse ele.

"Dada a inflação moderada e as expectativas de inflação estáveis, acredito que podemos ser pacientes e permitir que os dados cheguem enquanto determinamos quais ajustes futuros na meta da taxa de juros podem ser apropriados para atingir esse equilíbrio".

 

Acompanhe tudo sobre:Estados Unidos (EUA)Fed – Federal Reserve SystemJuros

Mais de Economia

Programa de troca de eletrodomésticos na China deve impulsionar mercado até 2025

Ranking de aéreas mais pontuais do mundo em 2024 tem Latam e Azul no topo; veja quem lidera

Simples Nacional: Receita abre opções para entrar ou sair do sistema

Salário mínimo de 2025 começa a valer esta semana: veja o novo valor