Economia

Exportações da China caem mais que o esperado em dezembro

Somado aos resultados de importações, o país registrou um superávit comercial de 40,82 bilhões de dólares no mês

Economia chinesa: exportações no ano de 2016 recuaram 7,7 por cento sobre o ano anterior, enquanto as importações caíram 5,5 por cento (Jerome Favre/Bloomberg)

Economia chinesa: exportações no ano de 2016 recuaram 7,7 por cento sobre o ano anterior, enquanto as importações caíram 5,5 por cento (Jerome Favre/Bloomberg)

R

Reuters

Publicado em 13 de janeiro de 2017 às 08h41.

Pequim - As exportações da China caíram 6,1 por cento em dezembro na comparação com o ano anterior, acima do esperado, enquanto as importações superaram ligeiramente a expectativa ao cresceram 3,1 por cento diante da forte demanda por commodities, mostraram nesta sexta-feira dados oficiais.

Isso deixou o país com um superávit comercial de 40,82 bilhões de dólares no mês, informou a Administração Geral de Alfândega.

As exportações no ano de 2016 recuaram 7,7 por cento sobre o ano anterior, enquanto as importações caíram 5,5 por cento. O superávit comercial da China entre janeiro e dezembro foi de 509,96 bilhões de dólares.

Analistas consultados pela Reuters esperavam queda de 3,5 por cento das exportações sobre o ano anterior após de alta inesperada de 0,1 por cento em novembro.

A expectativa para as importações era de crescimento de 2,7 por cento, após alta de 6,7 por cento em novembro.

A projeção era de que o superávit comercial subisse para 46,5 bilhões de dólares em dezembro, contra 44,61 bilhões em novembro.

Acompanhe tudo sobre:Balança comercialChinaExportaçõesImportações

Mais de Economia

Corte anunciado por Haddad é suficiente para cumprir meta fiscal? Economistas avaliam

Qual é a diferença entre bloqueio e contingenciamento de recursos do Orçamento? Entenda

Haddad anuncia corte de R$ 15 bilhões no Orçamento de 2024 para cumprir arcabouço e meta fiscal

Mais na Exame