Economia

Exportações da China caem mais que o esperado em dezembro

Somado aos resultados de importações, o país registrou um superávit comercial de 40,82 bilhões de dólares no mês

Economia chinesa: exportações no ano de 2016 recuaram 7,7 por cento sobre o ano anterior, enquanto as importações caíram 5,5 por cento (Jerome Favre/Bloomberg)

Economia chinesa: exportações no ano de 2016 recuaram 7,7 por cento sobre o ano anterior, enquanto as importações caíram 5,5 por cento (Jerome Favre/Bloomberg)

R

Reuters

Publicado em 13 de janeiro de 2017 às 08h41.

Pequim - As exportações da China caíram 6,1 por cento em dezembro na comparação com o ano anterior, acima do esperado, enquanto as importações superaram ligeiramente a expectativa ao cresceram 3,1 por cento diante da forte demanda por commodities, mostraram nesta sexta-feira dados oficiais.

Isso deixou o país com um superávit comercial de 40,82 bilhões de dólares no mês, informou a Administração Geral de Alfândega.

As exportações no ano de 2016 recuaram 7,7 por cento sobre o ano anterior, enquanto as importações caíram 5,5 por cento. O superávit comercial da China entre janeiro e dezembro foi de 509,96 bilhões de dólares.

Analistas consultados pela Reuters esperavam queda de 3,5 por cento das exportações sobre o ano anterior após de alta inesperada de 0,1 por cento em novembro.

A expectativa para as importações era de crescimento de 2,7 por cento, após alta de 6,7 por cento em novembro.

A projeção era de que o superávit comercial subisse para 46,5 bilhões de dólares em dezembro, contra 44,61 bilhões em novembro.

Acompanhe tudo sobre:ChinaImportaçõesExportaçõesBalança comercial

Mais de Economia

Por que as fusões entre empresas são difíceis no setor aéreo? CEO responde

Petrobras inicia entregas de SAF com produção inédita no Brasil

Qual poltrona do avião dá mais lucro para a companhia aérea?

Balança comercial tem superávit de US$ 5,8 bi em novembro