Exame Logo

Exportação sustentou superávit de US$ 82 mi em transações correntes

O Brasil fechou o primeiro trimestre do ano com superávit de 82 milhões de dólares em transações correntes. É a primeira vez desde 1994 que o país consegue saldo positivo um primeiro trimestre. Em igual período do ano passado, o Brasil registrou déficit de 3,3 bilhões de dólares nas transações com outros países. O maior […]

EXAME.com (EXAME.com)
DR

Da Redação

Publicado em 9 de outubro de 2008 às 11h02.

O Brasil fechou o primeiro trimestre do ano com superávit de 82 milhões de dólares em transações correntes. É a primeira vez desde 1994 que o país consegue saldo positivo um primeiro trimestre. Em igual período do ano passado, o Brasil registrou déficit de 3,3 bilhões de dólares nas transações com outros países.

O maior responsável pelo superávit em transações correntes no período foi o saldo positivo na balança comercial, que registrou um crescimento de 27% e em relação ao ano passado e fechou o período em 3,8 bilhões de dólares. Contribuíram também os resultados da conta de serviços, cujos gastos caíram 35%. As viagens internacionais, que no ano passado registram uma despesa de 77 milhões de dólares, proporcionaram entre janeiro e março uma receita de 16 milhões de dólares.

Veja também

A conta de transações correntes é considerada uma das mais importantes do balanço de pagamentos: sinaliza capacidade do país do formar renda. Nela são registradas operações importantes, como exportações, importações, o movimento do turismo, pagamentos de juros com dívidas, remessas de lucros e transferências entre residentes e não-residentes no país.

Acompanhe tudo sobre:[]

Mais lidas

exame no whatsapp

Receba as noticias da Exame no seu WhatsApp

Inscreva-se

Mais de Economia

Mais na Exame