Economia

Europa planeja investir 35 bilhões de euros na Grécia

"Queremos ver a Grécia e os gregos saírem desta situação para melhorar a vida cotidiana, ajudá-los a reconstruir sua economia", disse a comissária Corina Cretu


	Bandeira da União Europeia na Grécia: a comissária europeia de Política Regional, Corina Cretu, ressaltou que esses recursos "permitirão a recuperação da Grécia"
 (Louisa Gouliamaki/AFP)

Bandeira da União Europeia na Grécia: a comissária europeia de Política Regional, Corina Cretu, ressaltou que esses recursos "permitirão a recuperação da Grécia" (Louisa Gouliamaki/AFP)

DR

Da Redação

Publicado em 15 de julho de 2015 às 10h29.

Bruxelas - A Comissão Europeia (CE) apresentou nesta quarta-feira seu plano de investimentos de 35 bilhões de euros até 2020 para ajudar a Grécia em sua recuperação econômica, que agora deve ter o aval do Conselho e do Parlamento Europeus.

A comissária europeia de Política Regional, Corina Cretu, ressaltou que esses recursos "permitirão a recuperação da Grécia".

"Queremos ver a Grécia e os gregos saírem desta situação para melhorar a vida cotidiana, ajudá-los a reconstruir sua economia", comentou.

Segundo o vice-presidente da CE para o Euro, Valdis Dombrovskis, "este é o financiamento disponível para 2014 e 2020, é apoio do orçamento da UE, mas (a CE) também dará apoio técnico ao país" para ajudar os gregos a utilizarem melhor esses recursos.

A CE insistiu que não se trata de um novo financiamento e que esses recursos estavam já orçamentados, por isso "são planos para ajudar a Grécia a maximizar o uso desses recursos da União Europeia".

O Executivo comunitário assinalou que, "assim como ordenou a cúpula da UE dos dias 12 e 13 de julho, isso ajudará a mobilizar mais de 35 bilhões de euros até 2020 em apoio à economia grega, sempre que se cumpram as condições estipuladas" nessa reunião.

"A Grécia já recebeu mais financiamento internacional do que toda a Europa teve do Plano Marshall dos Estados Unidos depois da Segunda Guerra Mundial", disse o presidente da CE, Jean-Claude Juncker, em comunicado.

De acordo com Juncker, a CE "está disposta a ajudar para que a Grécia alcance uma significativa recuperação econômica". Segundo ele, "esses 35 bilhões de euros ajudarão o país a ser um lugar atrativo para os investimentos e dará esperança às gerações mais jovens" do país.

Juncker ressaltou que depois "de vários meses de dolorosas negociações, é preciso olhar para o futuro" e que "esta é a contribuição da CE para um novo início com empregos e crescimento".

"Espero que o parlamento Europeu e os Estados-membros façam sua parte, de modo que possamos liberar esse dinheiro com rapidez", acrescentou.

Acompanhe tudo sobre:Crise gregaEuropaGréciaPiigsUnião EuropeiaZona do Euro

Mais de Economia

BNDES vai repassar R$ 25 bilhões ao Tesouro para contribuir com meta fiscal

Eleição de Trump elevou custo financeiro para países emergentes, afirma Galípolo

Estímulo da China impulsiona consumo doméstico antes do 'choque tarifário' prometido por Trump

'Quanto mais demorar o ajuste fiscal, maior é o choque', diz Campos Neto