EUA são "bem-vindos", caso decidem voltar ao TPP, diz presidente do México

Presidente Trump retirou os EUA do TPP pouco após assumir, no ano passado. Na quinta-feira, ele disse que governo avalia voltar ao acordo de 11 nações

Lima - O presidente mexicano, Enrique Peña Nieto, afirmou nesta sexta-feira que os Estados Unidos são "bem-vindos", caso reconsiderem sua posição e decidam voltar ao Tratado Transpacífico (TPP, na sigla em inglês). "A porta está aberta para os Estados Unidos reconsiderarem isso e tirar vantagem do TPP", afirmou.

"Nós não acreditamos em protecionismo. Acreditamos firmemente na abertura e na competição", afirmou Peña Nieto. Ele falou durante uma conferência sobre negócios em Lima, antes da Cúpula das Américas, o encontro de líderes do Hemisfério Ocidental.

O presidente americano, Donald Trump, retirou os EUA do TPP pouco após assumir, no ano passado. Na quinta-feira, ele disse que seu governo avalia voltar ao acordo de 11 nações, em meio a crescentes tensões comerciais com a China.

O pacto comercial foi assinado mais cedo neste ano no Chile e inclui México, Canadá, Japão e Austrália. Os EUA haviam originalmente liderado esforços para o acordo, como forma de conter a influência chinesa na região da Ásia/Pacífico.

Trump cancelou sua participação nesta semana na Cúpula das Américas. O vice-presidente Mike Pence irá substituí-lo. Fonte: Dow Jones Newswires.

Obrigado por ler a EXAME! Que tal se tornar assinante?


Tenha acesso ilimitado ao melhor conteúdo de seu dia. Em poucos minutos, você cria sua conta e continua lendo esta matéria. Vamos lá?


Falta pouco para você liberar seu acesso.

exame digital

R$ 9,90/mês

  • Acesse onde e quando quiser.

  • Acesso ilimitado a conteúdos exclusivos sobre macroeconomia, mercados, carreira, empreendedorismo, tecnologia e finanças.
Assine

exame digital + impressa

R$ 29,90/mês

  • Acesse onde e quando quiser

  • Acesso ilimitado a conteúdos exclusivos sobre macroeconomia, mercados, carreira, empreendedorismo, tecnologia e finanças.

  • Edição impressa mensal.

  • Frete grátis
Assine

Já é assinante? Entre aqui.

Atenção! A sua revista EXAME deixa de ser quinzenal a partir da próxima edição. Produziremos uma tiragem mensal. Clique aqui para saber mais detalhes.
Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.