Exame Logo

EUA registram déficit comercial recorde em junho

Queda de 4,3% das exportações e alta do preço do petróleo, que prejudicou as importações, são os principais motivos do resultado negativo extraordinário

EXAME.com (EXAME.com)
DR

Da Redação

Publicado em 9 de outubro de 2008 às 10h58.

A queda das exportações e o aumento dos preços internacionais do petróleo, que pressionaram as importações americanas, levaram os Estados Unidos a registrar um déficit recorde de sua balança comercial em junho. Segundo o Departamento de Comércio, o prejuízo foi de 55,8 bilhões de dólares.

Se, no início do ano, o mercado projetava uma retomada da economia americana (clique aqui e leia reportagem da revista EXAME sobre a recuperação dos Estados Unidos), agora os analistas já desenham um cenário mais pessimista. "Está claro que o país vive uma deterioração real e crescente de suas contas internacionais", diz a estrategista do JP Morgan Rebecca Patterson.

Veja também

As exportações caíram 4,3%, para 92,8 bilhões, a maior queda percentual desde setembro de 2001, quando o país sofreu os atentados terroristas contra o World Trade Center e o Pentágono. Segundo economistas, a queda dos embarques de bens de capital, que incluem supercomputadores e aeronaves, foi a principal responsável pelo recuo do mês retrasado.

Já as importações cresceram 3,3% e atingiram 148,6 bilhões, pressionadas pelo aumento do preço do petróleo no mercado internacional. Somente o reajuste do petróleo contribuiu com 2,5 bilhões de dólares para o déficit. Conforme o jornal britânico Financial Times, a cotação média do barril, na bolsa de Nova York, está acima de 45 dólares, contra os 33,76 dólares de junho

Acompanhe tudo sobre:[]

Mais lidas

exame no whatsapp

Receba as noticias da Exame no seu WhatsApp

Inscreva-se

Mais de Economia

Mais na Exame