Economia

EUA anunciam garantia de empréstimo de US$ 1 bi para Ucrânia

O secretário do Tesouro americano assinou garantia de empréstimo de 1 bilhão de dólares para a Ucrânia


	Jacob Lew (e), secretário do Tesouro dos EUA,e o ministro das Finanças ucraniano Oleksandr Shlapak: EUA querem uma Ucrânia próspera, diz Lew
 (Karen Bleier/AFP)

Jacob Lew (e), secretário do Tesouro dos EUA,e o ministro das Finanças ucraniano Oleksandr Shlapak: EUA querem uma Ucrânia próspera, diz Lew (Karen Bleier/AFP)

DR

Da Redação

Publicado em 14 de abril de 2014 às 13h03.

Washington - O secretário do Tesouro americano, Jacob Lew, assinou nesta segunda-feira uma garantia de empréstimo de 1 bilhão de dólares para a Ucrânia, ao receber em Washington o ministro das Finanças ucraniano, Olexander Chlapak.

"Esse acordo, que conta com o apoio do presidente (Barack Obama) e do Congresso, demonstra o compromisso inabalável dos Estados Unidos por uma Ucrânia estabilizada e que caminhe para uma democracia", destacou Lew, citado em um comunicado oficial.

A medida fortalece os esforços do governo ucraniano para garantir os serviços essenciais, implementar reformas e proteger os mais vulneráveis dos impactos causados pelos ajustes econômicos, explicou Lew.

O ministro elogiou o trabalho de Chlapak e de seus assessores na negociação com o Fundo Monetário Internacional (FMI) por um amplo programa de reformas.

"Os Estados Unidos querem uma Ucrânia próspera e continuarão apoiando o povo ucraniano para que avance em seus aspirações de longa data", acrescentou.

Acompanhe tudo sobre:Crise políticaEstados Unidos (EUA)Países ricosUcrânia

Mais de Economia

Boletim Focus: mercado eleva estimativa de inflação para 2024 e 2025

Oi recebe proposta de empresa de tecnologia para venda de ativos de TV por assinatura

Em discurso de despedida, Pacheco diz não ter planos de ser ministro de Lula em 2025

Economia com pacote fiscal caiu até R$ 20 bilhões, estima Maílson da Nóbrega