Exame Logo

Estimativa aponta safra recorde de até 127 mi de toneladas de grãos

A primeira estimativa da produção brasileira para grãos, cereais e oleaginosas na safra 2003/2004 está variando entre 124,4 milhões e 127,7 milhões de toneladas. Houve um aumento entre 1,5% e 4,2% considerando a safra 2002/2003. O grande destaque da produção é a soja, que poderá atingir até 58 milhões de toneladas, um aumento percentual entre […]

EXAME.com (EXAME.com)
DR

Da Redação

Publicado em 9 de outubro de 2008 às 10h43.

A primeira estimativa da produção brasileira para grãos, cereais e oleaginosas na safra 2003/2004 está variando entre 124,4 milhões e 127,7 milhões de toneladas. Houve um aumento entre 1,5% e 4,2% considerando a safra 2002/2003. O grande destaque da produção é a soja, que poderá atingir até 58 milhões de toneladas, um aumento percentual entre 7,8% e 11,5%, em comparação com as colheitas passadas.

Em seguida, vem o arroz, com expectativa de aumento da produção entre10,1% e 13,2%, podendo chegar a 11,7 milhões de toneladas. Já o milho deve registrar redução de produção entre 7,9% e 5,9%, ou seja, de 3,8 milhões a 2,8 milhões de toneladas em comparação ao período anterior. Essa oscilação negativa se deve principalmente às condições climáticas. Os números se baseiam em levantamento realizado pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab).

Veja também

De acordo com o ministro da Agricultura, Roberto Rodrigues, essas estimativas são conservadoras. "Estamos considerando condições médias de clima. Se houver uma melhora nas condições climáticas, as estimativas podem ser ainda melhores".

A intenção de plantio também indica crescimento entre 3% e 5,4% em comparação às estimativas anteriores. Esse aumento aponta um adicional entre 1,3 milhão e 2,4 milhões de hectares plantados. As culturas de algodão, arroz, feijão 1ª safra e soja apresentam crescimento. Mais uma vez o destaque é a soja, que teve a variação entre 8,5% e 12,2%. Essa variação positiva pode ser atribuída ao bom desempenho dos negócios nas últimas safras. Já as previsões para o milho 1ª safra e o feijão será de redução. O milho oscilará entre 5,5% e 3,1% e o feijão entre 1,1% a 0,6%.

Segundo o ministro, o crescimento da produção será menor que o de áreas plantadas. Isso se explica pelo fato de as condições climáticas do ano passado terem sido muito favoráveis, o que ocasionou uma produção acima das médias normais .

De acordo com ele, o abastecimento do mercado interno em relação ao arroz e ao feijão, alimentos muito importantes para o Brasil, está garantido. Para a soja, a expectativa é de um aumento nas exportações. Podemos exportar algo em torno de US$ 9 bilhões já no próximo ano , informou o ministro.

A produção de soja transgênica oscilará em torno de 13% a 14% da produção total. O maior produtor brasileiro é o Rio Grande do Sul, que produz atualmente 80%, ou seja, sete milhões de toneladas. A previsão é que o Brasil produza oito milhões de toneladas de soja transgênica.

Acompanhe tudo sobre:[]

Mais lidas

exame no whatsapp

Receba as noticias da Exame no seu WhatsApp

Inscreva-se

Mais de Economia

Mais na Exame