EXAME.com (EXAME.com)
Da Redação
Publicado em 9 de outubro de 2008 às 10h59.
Representantes do governo e de associações de defesa do consumidor da Noruega, Suécia e Dinamarca ameaçam processar a Apple por violar leis de proteção ao consumo dos países nórdicos.
Em ação conjunta, representantes dos três países afirmam que a política de DRM da Apple está em conflito com as leis locais. Uma das principais queixas é de que as músicas compradas no iTunes não podem ser executadas em outros players.
O grupo reclama ainda que a Apple exibe mensagens dizendo que "reserva o direito de mudar suas regras após a compra (da música) ter sido feita" e ainda afirma "não ter responsabilidade por eventuais danos que o software iTunes possa causar no PC do usuário".
Bjonr Smith, porta-voz da Agência Sueca de Consumo, afirmou à imprensa de seu país que caso a Apple não mude essas características será "levada à Corte Sueca".
A Apple prometeu divulgar esta semana uma carta apresentando seu ponto de vista sobre as críticas dos países nórdicos. Mudanças na política de DRM da Apple para os mercados destes países são esperadas.