EXAME.com (EXAME.com)
Da Redação
Publicado em 9 de outubro de 2008 às 10h39.
As expectativas em torno da recuperação da economia melhorou a confiança dos empresários. O Índice Confiança do Empresário Industrial (ICEI), apurado pela Confederação Nacional da Indústria (CNI), atingiu 55,7 pontos em outubro e ficou acima dos 51,9 pontos registrados em julho deste ano.
Apesar desta melhora, os empresários ainda não recuperam o entusiasmo de janeiro, quando o ICEI atingiu 58,9 pontos.
Na avaliação do coordenador da Unidade Política Econômica da CNI, Flávio castelo Branco, o fim deste ano deve ser melhor que o de 2002, mas não haverá euforia. Segundo ele, o ICEI indica um otimismo moderado por parte dos empresários em relação ao desempenho da economia brasileira, mas a aceleração do ritmo de recuperação da economia depende da manutenção da trajetória de queda dos juros básicos.
Castelo Branco acrescentou que a expectativa da indústria é de que a Selic caia para 17% ao ano até dezembro, o que significará juros reais um pouco acima de 10% ao ano.
Ele informou ainda que a previsão dos industriais é de que o Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central reduza os juros entre um e 1,5 ponto percentual na reunião da próxima semana.
Grandes estão mais otimistas
Segundo a sondagem de opinião, os grandes empresários estão mais confiantes que os pequenos e médios. O ICEI entre os dirigentes de grandes empresas atingiu 59,1 pontos em outubro, ante os 55,3 pontos em julho. Entre os pequenos e médios empresários, o ICEI foi de 53,1 pontos contra 50,1 pontos em julho.
A pesquisa de opinião do Índice de Confiança do Empresário Industrial ouviu 1.032 pequenos e médios empresários e 215 grandes empresários, no período entre 24 de setembro e 14 de outubro. A sondagem é realizada trimestralmente pela Unidade de Política Econômica da CNI, com a participação das federações da indústria de 19 estados.