Economia

Empresário está mais confiante na economia, diz CNI

As expectativas em torno da recuperação da economia melhorou a confiança dos empresários. O Índice Confiança do Empresário Industrial (ICEI), apurado pela Confederação Nacional da Indústria (CNI), atingiu 55,7 pontos em outubro e ficou acima dos 51,9 pontos registrados em julho deste ano. Apesar desta melhora, os empresários ainda não recuperam o entusiasmo de janeiro, […]

EXAME.com (EXAME.com)

EXAME.com (EXAME.com)

DR

Da Redação

Publicado em 9 de outubro de 2008 às 10h39.

As expectativas em torno da recuperação da economia melhorou a confiança dos empresários. O Índice Confiança do Empresário Industrial (ICEI), apurado pela Confederação Nacional da Indústria (CNI), atingiu 55,7 pontos em outubro e ficou acima dos 51,9 pontos registrados em julho deste ano.

Apesar desta melhora, os empresários ainda não recuperam o entusiasmo de janeiro, quando o ICEI atingiu 58,9 pontos.

Na avaliação do coordenador da Unidade Política Econômica da CNI, Flávio castelo Branco, o fim deste ano deve ser melhor que o de 2002, mas não haverá euforia. Segundo ele, o ICEI indica um otimismo moderado por parte dos empresários em relação ao desempenho da economia brasileira, mas a aceleração do ritmo de recuperação da economia depende da manutenção da trajetória de queda dos juros básicos.

Castelo Branco acrescentou que a expectativa da indústria é de que a Selic caia para 17% ao ano até dezembro, o que significará juros reais um pouco acima de 10% ao ano.

Ele informou ainda que a previsão dos industriais é de que o Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central reduza os juros entre um e 1,5 ponto percentual na reunião da próxima semana.

Grandes estão mais otimistas

Segundo a sondagem de opinião, os grandes empresários estão mais confiantes que os pequenos e médios. O ICEI entre os dirigentes de grandes empresas atingiu 59,1 pontos em outubro, ante os 55,3 pontos em julho. Entre os pequenos e médios empresários, o ICEI foi de 53,1 pontos contra 50,1 pontos em julho.

A pesquisa de opinião do Índice de Confiança do Empresário Industrial ouviu 1.032 pequenos e médios empresários e 215 grandes empresários, no período entre 24 de setembro e 14 de outubro. A sondagem é realizada trimestralmente pela Unidade de Política Econômica da CNI, com a participação das federações da indústria de 19 estados.

Acompanhe tudo sobre:[]

Mais de Economia

Novos dados aumentam confiança do Fed em desaceleração da inflação, diz Powell

Lula pede solução de contradições de europeus para acordo com Mercosul

Crescimento econômico da China desaponta e pressiona Xi Jinping

Prévia do PIB: IBC-Br sobe 0,25% em maio, após estabilidade em abril

Mais na Exame