Exame Logo

Emirados Árabes Unidos têm muito interesse em investir no gás natural do Brasil, diz ministro

Alexandre Silveira se reuniu com autoridades do país do Oriente Médio durante a Cúpula da Amazônia

Gás natural: segundo ministro Silveira, árabes entendem que o desenvolvimento dessa indústria é estratégico (Brazil Photos/Getty Images)
Estadão Conteúdo

Agência de notícias

Publicado em 9 de agosto de 2023 às 16h30.

O ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, afirmou que os Emirados Árabes Unidos têm "muito interesse" em investir no setor brasileiro de gás natural, com apoio à produção e ao transporte da commodity.

"Eles entendem que ajudar o desenvolvimento da indústria de gás natural no Brasil é um insumo estratégico e tem um papel muito relevante na transição energética dada a baixa pegada de carbono", afirmou Silveira, que se reuniu com autoridades do país do Oriente Médio na terça, 8, às margens da Cúpula da Amazônia em Belém.

Veja também

Receba as notícias mais relevantes do Brasil e do mundo em primeira mão. Inscreva-se no Telegram da Exame

Em junho, o ministério já havia firmado com os Emirados Árabes um memorando de entendimento para ampliar a cooperação nas áreas de energia renovável, hidrogênio verde e baixo carbono.

"Para o Brasil, é muito importante desenvolver o setor de óleo e gás natural conjugado com a indústria de fertilizantes, dado o potencial brasileiro, podendo assim expandir a produção de alimentos para nosso país e para o mundo", comentou.

Na terça-feira, 8, Silveira voltou a defender a possibilidade de exploração de petróleo na Foz do Rio Amazonas, após o Ibama negar à Petrobras uma licença para a perfuração de poços na região da chamada Margem Equatorial.

O chefe da pasta de Minas e Energia argumentou que o Brasil ainda não pode abrir mão do petróleo, embora tenha uma matriz energética limpa, segundo ele.

Acompanhe tudo sobre:Arábia SauditaBiogás

Mais lidas

exame no whatsapp

Receba as noticias da Exame no seu WhatsApp

Inscreva-se

Mais de Economia

Mais na Exame