Exame Logo

Economista-chefe do BCE alerta que Europa não recuperará PIB até 2022

"A vacina traz principalmente uma perspectiva para o final do próximo ano e para 2022, mas não para os próximos seis meses", disse Lane

Sede do Banco Central Europeu (BCE), em Frankfurt, na Alemanha 26/04/2018 REUTERS/ (Kai Pfaffenbach/Reuters)
A

AFP

Publicado em 22 de novembro de 2020 às 20h45.

Última atualização em 23 de novembro de 2020 às 08h15.

O Produto Interno Bruto (PIB) europeu não vai recuperar o nível de 2019 até o outono de 2022, prevê o economista-chefe do Banco Central Europeu (BCE) , Philip Lane, que acredita que não haverá melhora na economia nas últimas semanas de 2020.

O PIB "não vai recuperar seu nível de 2019 antes do outono de 2022. Haverá efeitos de longo prazo, por exemplo, na confiança e na poupança, na volta ao trabalho", disse Lane em entrevista ao Jornal econômico francês Les Échos.

"O que estamos observando de perto é a circulação do vírus que inevitavelmente limita o comportamento do consumidor, ainda mais do que as medidas de contenção. A questão é quanto tempo isso vai durar", disse o economista irlandês.

“O que parece claro é que não haverá melhora nas últimas semanas de 2020”, acrescentou.

Segundo o economista-chefe do BCE, “enquanto a vacina não for distribuída massivamente, continuaremos em um período de incertezas. A vacina traz principalmente uma perspectiva para o final do próximo ano e para 2022, mas não para os próximos seis meses".

“Apesar da vacina, haverá danos consideráveis. A economia europeia sairá desta crise muito fragilizada”, lamentou.

Mais lidas

exame no whatsapp

Receba as noticias da Exame no seu WhatsApp

Inscreva-se

Mais de Economia

Mais na Exame