Exame Logo

Disputa pelo controle de Basra

Tropas britânicas estão guerreando em Basra. O confronto começou na noite desta terça-feira quando os aliados tentaram impedir uma revolta dos iraquianos, que estavam explodindo morteiros. O Ministério da Defesa do Reino Unido divulgou comunicado afirmando que as tropas iraquianas dispararam morteiros contra sua própria população. "Depois de um certo número de informações sobre uma […]

EXAME.com (EXAME.com)
DR

Da Redação

Publicado em 9 de outubro de 2008 às 10h42.

Tropas britânicas estão guerreando em Basra. O confronto começou na noite desta terça-feira quando os aliados tentaram impedir uma revolta dos iraquianos, que estavam explodindo morteiros. O Ministério da Defesa do Reino Unido divulgou comunicado afirmando que as tropas iraquianas dispararam morteiros contra sua própria população.

"Depois de um certo número de informações sobre uma revolta em Basra, foi confirmado que forças iraquianas dispararam com morteiros sobre sua própria população", afirmou comunicado do ministério. "Estes morteiros, assim como [peças] de artilharia foram destruídas pelas forças da coalizão", dizia a nota.

Veja também

No confronto, dois soldados britânicos foram mortos por "fogo amigo" perto de Basra, no sul do país, segundo o Ministério de Defesa do Reino Unido. Eles teriam sido atingidos durante uma troca de tiros acidental entre dois tanques britânicos Challenger. Outros dois soldados estão seriamente feridos. "No calor da batalha há sempre um risco de acidentes como esse acontecerem", disse o coronel Chris Vernon, porta-voz britânico. Até agora, 20 britânicos morreram desde o início da guerra.

Em Bagdá, dois transmissores de TV foram afetados pelos bombardeios desta noite, o que explica a interrupção dos programas de duas redes de TV iraquianas, informaram funcionários da televisão estatal. As televisões iraquianas por satélite continuavam transmitindo normalmente.

A capital já havia sido bombardeada nesta terça-feira. Nos últimos dias, os caças visaram forças iraquianas escondidas em "anéis de defesa" em torno da capital. Posições ao sul de Bagdá também foram bombardeadas, abrindo caminho para uma invasão da capital iraquiana.

Acompanhe tudo sobre:[]

Mais lidas

exame no whatsapp

Receba as noticias da Exame no seu WhatsApp

Inscreva-se

Mais de Economia

Mais na Exame