Economia

Desempenho do varejo dos EUA em março é o melhor em um ano

Com mais dinheiro no bolso graças à restituição de impostos e um pouco mais confiantes em relação ao mercado de trabalho, os americanos foram às compras em março e fizeram as vendas do varejo dos Estados Unidos crescer 1,8%, contra  uma expansão de 1%  no mês  anterior. Foi a maior alta dos últimos 12 meses, informou […]

EXAME.com (EXAME.com)

EXAME.com (EXAME.com)

DR

Da Redação

Publicado em 9 de outubro de 2008 às 10h58.

Com mais dinheiro no bolso graças à restituição de impostos e um pouco mais confiantes em relação ao mercado de trabalho, os americanos foram às compras em março e fizeram as vendas do varejo dos Estados Unidos crescer 1,8%, contra  uma expansão de 1%  no mês  anterior. Foi a maior alta dos últimos 12 meses, informou nesta terça-feira (13/4) o Departamento de Comércio Americano. 

As vendas de carros, que respondem por um quarto das vendas totais do varejo,  puxaram o bom desempenho do setor ao registrar uma alta de 2,1%. Mas todos os demais segmentos juntos registraram um crescimento de 1,7%, um número bem acima do 0,7% estimado pelos economistas.

As vendas de materiais de construção e de jardinagem, por exemplo, cresceram 10,6%, e as lojas de roupas comemoraram um aumento de 1,9% nas vendas, o melhor resultado em mais de um ano. 

O varejo é responsável por cerca de dois terços da economia americana e, por isso, um bom termômetro da sua recuperação. Com a ajuda dele, e dos gastos das empresas, os analistas estimam que o país registrará uma taxa de crescimento de 4,5% no primeiro semestre deste ano. 

Acompanhe tudo sobre:[]

Mais de Economia

Acelerada pela Nvidia, Google — e agora Amazon —, startup quer inovar no crédito para PMEs

Cigarro mais caro deve pressionar inflação de 2024, informa Ministério da Fazenda

Fazenda eleva projeção de PIB de 2024 para 3,2%; expectativa para inflação também sobe, para 4,25%

Alckmin: empresas já podem solicitar à Receita Federal benefício da depreciação acelerada