Economia

Déficit dos EUA ruma para os US$ 477 bilhões

O déficit fiscal americano vai atingir recordes 477 bilhões de dólares em 2004, de acordo com as previsões do Escritório de Orçamento do Congresso dos Estados Unidos. E se os congressistas americanos aprovarem novos cortes de impostos ou aumentos de gastos públicos, o buraco pode aumentar ainda mais, informa o escritório. O déficit de 2003 […]

EXAME.com (EXAME.com)

EXAME.com (EXAME.com)

DR

Da Redação

Publicado em 9 de outubro de 2008 às 10h55.

O déficit fiscal americano vai atingir recordes 477 bilhões de dólares em 2004, de acordo com as previsões do Escritório de Orçamento do Congresso dos Estados Unidos. E se os congressistas americanos aprovarem novos cortes de impostos ou aumentos de gastos públicos, o buraco pode aumentar ainda mais, informa o escritório. O déficit de 2003 foi o maior da história: 375 bilhões de dólares.

Segundo o escritório, o déficit, somado ano a ano, chegará a 2,4 trilhões de dólares na década que se encerra em 2013. Segundo a estimativa anterior, feita em agosto do ano passado, o déficit no período não passaria de um 1,4 trilhão de dólares.

O aumento de gastos do governo do presidente George W. Bush vem sendo alvo de críticas tanto de democratas quanto de alguns conservadores. Bush pretende levar ao Congresso, na próxima segunda-feira, um orçamento de 2,3 trilhões de dólares. Ele também propôs, no discurso do Estado da União, na semana passada, que o Congresso torne permanentes os cortes de impostos aprovados durante seu mandato. Mesmo assim, o presidente americano quer reduzir o déficit à metade até 2009.

Acompanhe tudo sobre:[]

Mais de Economia

Cigarro mais caro deve pressionar inflação de 2024, informa Ministério da Fazenda

Fazenda eleva projeção de PIB de 2024 para 3,2%; expectativa para inflação também sobe, para 4,25%

Alckmin: empresas já podem solicitar à Receita Federal benefício da depreciação acelerada

Comitê do governo recomenda o encerramento do subsídio tributário para termelétricas