Economia

Déficit dos EUA ruma para os US$ 477 bilhões

O déficit fiscal americano vai atingir recordes 477 bilhões de dólares em 2004, de acordo com as previsões do Escritório de Orçamento do Congresso dos Estados Unidos. E se os congressistas americanos aprovarem novos cortes de impostos ou aumentos de gastos públicos, o buraco pode aumentar ainda mais, informa o escritório. O déficit de 2003 […]

EXAME.com (EXAME.com)

EXAME.com (EXAME.com)

DR

Da Redação

Publicado em 9 de outubro de 2008 às 10h55.

O déficit fiscal americano vai atingir recordes 477 bilhões de dólares em 2004, de acordo com as previsões do Escritório de Orçamento do Congresso dos Estados Unidos. E se os congressistas americanos aprovarem novos cortes de impostos ou aumentos de gastos públicos, o buraco pode aumentar ainda mais, informa o escritório. O déficit de 2003 foi o maior da história: 375 bilhões de dólares.

Segundo o escritório, o déficit, somado ano a ano, chegará a 2,4 trilhões de dólares na década que se encerra em 2013. Segundo a estimativa anterior, feita em agosto do ano passado, o déficit no período não passaria de um 1,4 trilhão de dólares.

O aumento de gastos do governo do presidente George W. Bush vem sendo alvo de críticas tanto de democratas quanto de alguns conservadores. Bush pretende levar ao Congresso, na próxima segunda-feira, um orçamento de 2,3 trilhões de dólares. Ele também propôs, no discurso do Estado da União, na semana passada, que o Congresso torne permanentes os cortes de impostos aprovados durante seu mandato. Mesmo assim, o presidente americano quer reduzir o déficit à metade até 2009.

Acompanhe tudo sobre:[]

Mais de Economia

Governo estima perda de até R$ 106 bilhões com renegociação de dívidas dos estados

Recuperação econômica impulsiona índice de confiança em Xangai no último trimestre

Pequim define meta ambiciosa de crescimento econômico com prioridade na qualidade de vida

Cidade de SP abriu 674 mil novas empresas entre 2021 e 2024 — e atraiu 69 mil, diz Nunes