Economia

Crescimento este ano dará boa base para 2017, diz premiê chinês

Li Keqiang disse que a economia da China manteve um crescimento constante neste ano, em meio a uma transformação estrutural e modernização

Li Keqiang: "apesar das dificuldades e desafios, com certeza vamos completar os principais objetivos anuais de desenvolvimento econômico e social" (Jason Lee/Reuters)

Li Keqiang: "apesar das dificuldades e desafios, com certeza vamos completar os principais objetivos anuais de desenvolvimento econômico e social" (Jason Lee/Reuters)

R

Reuters

Publicado em 7 de dezembro de 2016 às 11h22.

Pequim - A China alcançará suas principais metas econômicas neste ano, o que vai estabelecer uma boa base para 2017, disse o primeiro-ministro, Li Keqiang, nesta terça-feira segundo a televisão estatal.

Li disse que a economia da China manteve um crescimento constante neste ano, em meio a uma transformação estrutural e modernização.

"Apesar das dificuldades e desafios, com certeza vamos completar os principais objetivos anuais de desenvolvimento econômico e social, estabelecendo uma boa base para o desenvolvimento econômico da China no próximo ano", disse Li.

Os principais líderes do país devem mapear uma agenda econômica e de reformas para 2017 durante a Conferência Central de Trabalho Econômico neste mês.

O governo disse que o crescimento de pelo menos 6,5 por cento é necessário a cada ano até 2020 para cumprir a meta previamente estabelecida de dobrar o Produto Interno Bruto e a renda per capita até lá, em relação aos níveis de 2010.

O governo busca um crescimento entre 6,5 e 7,0 por cento neste ano.

Separadamente, o gabinete anunciou um plano de cinco anos para "promover o crescimento" das regiões centrais do país.

Segundo o plano, o governo vai estimular a transferência de indústrias avançadas de províncias costeiras mais desenvolvidas para regiões centrais do interior, disse o gabinete depois de uma reunião, sem dar mais detalhes.

Acompanhe tudo sobre:China

Mais de Economia

Empresas podem regularizar divergências em PIS e Cofins até novembro

Governo vai aplicar imposto de 15% sobre lucro de multinacionais

BC gasta até R$ 50 milhões ao ano para manter sistema do Pix, diz Campos Neto

Governo edita MP que alonga prazo de dedução de bancos e deve gerar R$ 16 bi de arrecadação em 2025