Exame Logo

Copom reduz Selic em 1 ponto percentual e taxa vai a 19%

São Paulo, 22 de outubro (Portal EXAME) O Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central (BC) reduziu a taxa de juros em 1 ponto percentual. A Selic passou de 20% para 19% ao ano, sem viés. A decisão foi unânime e corresponde à expectativa da maior parte do mercado. O BC adotou postura mais […]

EXAME.com (EXAME.com)
DR

Da Redação

Publicado em 9 de outubro de 2008 às 11h01.

São Paulo, 22 de outubro (Portal EXAME) O Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central (BC) reduziu a taxa de juros em 1 ponto percentual. A Selic passou de 20% para 19% ao ano, sem viés. A decisão foi unânime e corresponde à expectativa da maior parte do mercado.

O BC adotou postura mais cautelosa em relação à taxa , afirma Hugo Penteado, economista-chefe do ABN Amro. Para ele, a partir de agora a redução deve mesmo ser mais lenta. Os sinais de recuperação da economia já podem ser observados e uma redução muito abrupta dos juros pode abrir espaço para uma alta da inflação. A expectativa do economista é de que, até o final do ano, o BC corte mais dois pontos da Selic.

Veja também

É a quinta redução consecutiva da taxa, que caiu 7,5 pontos percentuais nos últimos cinco meses passou de 26,5% em junho para os atuais 19%.

Para a Confederação Nacional das Indústrias (CNI), entretanto, o corte de 1 ponto foi frustrante. Em nota oficial, a CNI afirmou que a queda deveria ter sido de pelo menos 1,5 ponto percentual. "O comportamento favorável da inflação, a estabilidade do câmbio, a queda do risco-Brasil

e a ausência de pressões de demanda permitiam tal redução sem prejuízo da meta de inflação", diz a nota. "A decisão de hoje, portanto, representou uma postura conservadora."

A próxima reunião do Copom está marcada para os dias 18 e 19 de novembro.

Acompanhe tudo sobre:[]

Mais lidas

exame no whatsapp

Receba as noticias da Exame no seu WhatsApp

Inscreva-se

Mais de Economia

Mais na Exame