Exame Logo

Copom reduz juros para 18% ao ano

O Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central reduziu a taxa de juros Selic de 18,5% para 18% ao ano. Apesar de surpreender o mercado -- boa parte dele esperava a manutenção em 18,5% --, a decisão do BC tem explicações consistentes. Desde março, a taxa de juros estava neste patamar e, em junho, […]

EXAME.com (EXAME.com)
DR

Da Redação

Publicado em 9 de outubro de 2008 às 11h19.

O Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central reduziu a taxa de juros Selic de 18,5% para 18% ao ano.

Apesar de surpreender o mercado -- boa parte dele esperava a manutenção em 18,5% --, a decisão do BC tem explicações consistentes.

Veja também

Desde março, a taxa de juros estava neste patamar e, em junho, o Copom havia adotado o viés de baixa, dando sinais de que poderia reduzir a taxa antes mesmo dessa reunião de julho.

"Confiando na manutenção, no futuro, de um arcabouço macroeconômico responsável e levando-se em conta que a previsão de inflação para 2003 encontra-se bem abaixo da meta, o Copom decidiu por 5 votos a favor e 2 contra reduzir a taxa de juros para 18%. Os dois votos contrários foram pela manutenção da taxa, com viés de baixa", diz a nota oficial do Copom.

Quem apostava na queda da taxa apontava os seguintes argumentos: a elevação da meta inflacionária de 2003, de 3,25% para 4%, com teto de 6,5% (acima dos 5,25% anteriores); o núcleo de inflação (IPCA) caiu de 0,51% em maio para 0,40% em junho, o menor patamar desde dezembro de 2000 (0,36%), que confirma a desaceleração dos preços livres; e o nível de atividade emite sinais de fragilidade, com destaque para a queda dessazonalizada de 5,1% da produção industrial em maio frente a abril.

Acompanhe tudo sobre:[]

Mais lidas

exame no whatsapp

Receba as noticias da Exame no seu WhatsApp

Inscreva-se

Mais de Economia

Mais na Exame