Exame Logo

Consumo nos EUA ainda preocupa, mas poupança cresce

O consumidor americano está com o pé atrás com o futuro da economia do país. Além de diminuir consideravelmente uso do cartão de crédito, ele está poupando mais. Isso mostra que não se trata apenas de uma mudança no meio de pagamento, mas sim cautela. O Fed, banco central americano, informou que os débitos em […]

EXAME.com (EXAME.com)
DR

Da Redação

Publicado em 9 de outubro de 2008 às 11h03.

O consumidor americano está com o pé atrás com o futuro da economia do país. Além de diminuir consideravelmente uso do cartão de crédito, ele está poupando mais. Isso mostra que não se trata apenas de uma mudança no meio de pagamento, mas sim cautela.

O Fed, banco central americano, informou que os débitos em cartão registraram uma queda de 8,4 bilhões de dólares em dezembro, a maior desde o início da medição em 1968. Durante todo o ano passado, o uso do cartão aumentou apenas 1,6%, muito abaixo do crescimento de 5% em 2001, e dos 11,5% registrados em 2000.

Veja também

Em contrapartida, a poupança tem aumentado. No último trimestre de 2002, os consumidores pouparam 4,3% dos rendimentos - o maior percentual desde 1998 e a maior diferença desde o final de 2001, quando eles poupavam menos de 1%.

Isso não quer dizer que os consumidores tenham parado de gastar, mas que estão mais cuidadosos. Os americanos optam, por exemplo, por renegociar dívidas, hipotecas e débitos com juros mais altos por juros menores. Em um país célebre por ter a economia mais alavancada do mundo, a transição do crédito e do consumo para a poupança pode não ser uma notícia tão desastrosa.

Acompanhe tudo sobre:[]

Mais lidas

exame no whatsapp

Receba as noticias da Exame no seu WhatsApp

Inscreva-se

Mais de Economia

Mais na Exame