Economia

Consumidor fica mais otimista com economia

Brasileiro vê melhores perspectivas para a economia com inflação em queda e rendimento em alta

EXAME.com (EXAME.com)

EXAME.com (EXAME.com)

DR

Da Redação

Publicado em 9 de outubro de 2008 às 10h31.

O consumidor brasileiro está mais otimista com a economia brasileira, de acordo com pesquisa da Confederação Nacional da Indústria (CNI). O estudo, que entrevistou cerca de 2 mil pessoas em todo o país entre 9 e 13 de junho, mostrou que o Índice Nacional de Expectativa do Consumidor (Inec) passou de 100,2 pontos em junho de 2005 para 104,8 pontos em junho de 2006.

De acordo com a CNI, a melhora na percepção que o brasileiro tem da economia decorre do comportamento da inflação, da renda e do emprego. O percentual de consumidores que apostam no aumento da inflação, por exemplo, caiu de 54% em junho do ano passado para 40% em junho deste ano. Já o indicador que mede a expectativa de renda teve alta de 7,2% desde junho do ano passado, chegando a 108,1 pontos.

Motivados pela inflação em queda e pela tendência de aumento do salário e do nível de emprego, os brasileiros se mostraram mais dispostos a ir às lojas. O indicador de intenção de compras atingiu em junho o maior valor desde agosto de 1996 - 102,6 pontos. "Isso confirma que o aumento do consumo doméstico será um fator importante para o crescimento do Produto Interno Bruto este ano", afirmou, em nota, o economista Marcelo Azevedo, da Unidade de Política Econômica da CNI.

Acompanhe tudo sobre:[]

Mais de Economia

Tributação de FII e Fiagros está na pauta da reforma tributária; frentes prometem reação

Campos Neto responde a Lula: é necessário afastar a 'narrativa' de que o BC tem sido político

Haddad: alta do dólar é problema de comunicação do governo sobre autonomia do BC e arcabouço

Reforma Tributária: governo faz as contas para evitar que isenção para carnes aumente imposto

Mais na Exame