Confiança econômica da zona do euro piora em setembro
O índice foi pressionado por consumidores, varejistas e indústrias menos otimistas
Da Redação
Publicado em 29 de setembro de 2014 às 08h26.
Bruxelas - A confiança econômica da zona do euro se deteriorou em setembro para níveis vistos pela última vez no final de 2013 e as expectativas de inflação entre as famílias e produtores continuou a cair.
A Comissão Europeia informou nesta segunda-feira que a confiança econômica nos 18 países que usam o euro caiu a 99,9 neste mês contra 100,6 em agosto. Economistas consultados pela Reuters esperavam queda para 100,0.
O índice foi pressionado por consumidores, varejistas e indústrias menos otimistas. Os únicos setores em que a confiança melhorou ligeiramente em setembro foram os de serviços e construção.
A queda do otimismo foi espelhada por um recuo no índice de clima de negócios para a zona do euro, que segundo a Comissão ficou em 0,07 em setembro, contra 0,16 em agosto, menor nível desde outubro de 2013.
A expectativa de inflação do consumidor, medida como tendências esperadas de preço ao consumidor nos próximos 12 meses, caiu a 4,0 neste mês ante 6,6 em agosto, dando continuidade ao declínio visto desde dezembro de 2013, quando estava em 15,1.