Economia

Confiança do consumidor japonês tem maior nível em 6 anos

Pesquisa do Escritório do Gabinete indica que políticas agressivas do governo e do banco central estão tendo o efeito desejado


	Mulher passa por uma loja no distrito comercial de Ginza, em Tóquio: índice de sentimento atingiu 44,8 pontos em março, maior nível desde maio de 2007
 (Toru Hanai/Reuters)

Mulher passa por uma loja no distrito comercial de Ginza, em Tóquio: índice de sentimento atingiu 44,8 pontos em março, maior nível desde maio de 2007 (Toru Hanai/Reuters)

DR

Da Redação

Publicado em 17 de abril de 2013 às 08h56.

Tóquio - A confiança do consumidor japonês melhorou em março para o maior nível em quase seis anos, mostrou nesta quarta-feira pesquisa do Escritório do Gabinete, indicando que políticas agressivas do governo e do banco central estão tendo o efeito desejado.

O índice de sentimento da pesquisa para famílias em geral, que inclui opiniões sobre renda e emprego, atingiu 44,8 em março, maior nível desde maio de 2007. A leitura também ficou acima dos 44,2 de fevereiro, segundo dados revisados.

Leitura abaixo de 50 sugere pessimismo do consumidor.

A pesquisa também mostrou que 71,8 por cento dos entrevistados acredita que os preços subirão nos próximos 12 meses, maior nível desde abril de 2011.

A pesquisa de confiança do consumidor é realizada desde 1982 e "famílias em geral" são aquelas com duas ou mais pessoas.

Acompanhe tudo sobre:ÁsiaConfiançaJapãoNível de confiançaPaíses ricos

Mais de Economia

Congelamento de R$ 15 bi no Orçamento será oficializado nesta segunda

Brasil exporta 31 mil toneladas de biscoitos no 1º semestre de 2024

Corte anunciado por Haddad é suficiente para cumprir meta fiscal? Economistas avaliam

Qual é a diferença entre bloqueio e contingenciamento de recursos do Orçamento? Entenda

Mais na Exame