Confiança do consumidor em SP tem o menor patamar em 10 meses

Índice de Confiança do Consumidor (ICC) do município de São Paulo caiu 3,3 por cento, para 100,1 pontos em junho, com efeitos da crise política

São Paulo - A confiança do consumidor da cidade de São Paulo caiu pelo quarto mês seguido em junho, atingindo o menor patamar em quase um ano, e voltou a se aproximar da fronteira entre otimismo e pessimismo, informou a Fecomercio-SP nesta segunda-feira, destacando os efeitos da crise política no indicador.

O Índice de Confiança do Consumidor (ICC) do município de São Paulo caiu 3,3 por cento, para 100,1 pontos em junho, de 103,5 pontos em maio. Esta é a menor leitura desde agosto do ano passado, quando o indicador marcou 100 pontos, a linha divisória entre otimismo e pessimismo. No entanto, na comparação com junho do ano passado, houve aumento de 2,1 por cento.

O resultado mensal foi pressionado pela queda mensal de 6,7 por cento no Índice de Expectativas do Consumidor. Já o Índice de Condições Econômicas Atuais subiu 6,6 por cento em junho ante maio.

Na comparação anual, o índice que mede as expectativas caiu 7 por cento, enquanto o que avalia as condições atuais subiu 35,2 por cento.

"A queda da confiança em relação ao futuro mostra a insegurança do consumidor em relação ao cenário político que se revela cada vez mais instável, com novos escândalos no governo, o que coloca em risco e aprovação das reformas necessárias", escreveu a equipe da Fecomercio-SP.

Obrigado por ler a EXAME! Que tal se tornar assinante?


Tenha acesso ilimitado ao melhor conteúdo de seu dia. Em poucos minutos, você cria sua conta e continua lendo esta matéria. Vamos lá?


Falta pouco para você liberar seu acesso.

exame digital

R$ 12,90/mês
  • Acesse onde e quando quiser.

  • Acesso ilimitado a conteúdos exclusivos sobre macroeconomia, mercados, carreira, empreendedorismo, tecnologia e finanças.
Assine

exame digital + impressa

R$ 29,90/mês
  • Acesse onde e quando quiser

  • Acesso ilimitado a conteúdos exclusivos sobre macroeconomia, mercados, carreira, empreendedorismo, tecnologia e finanças.

  • Edição impressa mensal.

  • Frete grátis
Assine

Já é assinante? Entre aqui.