Economia

Confiança da indústria pode subir 2,4% em outubro, diz FGV

O resultado positivo, se confirmado no fim do mês, vai interromper a sequência de duas quedas em agosto (-1,6%) e setembro (-2,9%)


	ICI: o resultado positivo, se confirmado no fim do mês, vai interromper a sequência de duas quedas em agosto (-1,6%) e setembro (-2,9%)
 (James Fassinger/Reuters)

ICI: o resultado positivo, se confirmado no fim do mês, vai interromper a sequência de duas quedas em agosto (-1,6%) e setembro (-2,9%) (James Fassinger/Reuters)

DR

Da Redação

Publicado em 22 de outubro de 2015 às 10h43.

Rio - O Índice de Confiança da Indústria (ICI) apurado na prévia da sondagem de outubro subiu 2,4% na comparação com o resultado final de setembro, para 67,6 pontos, informou na manhã desta quinta-feira, 22, a Fundação Getulio Vargas (FGV). O resultado positivo, se confirmado no fim do mês, vai interromper a sequência de duas quedas em agosto (-1,6%) e setembro (-2,9%).

"O resultado da prévia de outubro foi determinado pela melhora das expectativas em relação aos meses seguintes", informou a FGV, em nota oficial.

A prévia de outubro mostra que o Índice de Expectativas (IE) subiu 7,2% ante setembro, para 68,6 pontos, o maior nível desde maio deste ano. Já o Índice da Situação Atual (ISA) recuou 1,9% no período, para 66,6 pontos, o menor nível da série histórica.

Na comparação com outubro de 2014, sem ajuste, a prévia anunciada nesta manhã aponta recuo de 18,0% na confiança da indústria. Com o resultado, a média histórica recente do indicador está em 96,2 pontos.

Nuci

O Nível de Utilização da Capacidade Instalada (Nuci) da indústria atingiu 76,8% em outubro, segundo a prévia da Sondagem da Indústria divulgada pela FGV. O resultado, já livre de influências sazonais, é maior do que o apurado no dado final da sondagem de setembro, que foi de 76,5%. Contudo, ainda é inferior ao observado em outubro de 2014 (82,0%).

A prévia dos resultados da Sondagem da Indústria abrange a consulta a 782 empresas entre os dias 1 e 19 deste mês. O resultado final da pesquisa referente a outubro será divulgado no próximo dia 28.

Acompanhe tudo sobre:Crise econômicaIndústria

Mais de Economia

Governo envia ao Congresso proposta de orçamento para 2025 com salário mínimo de R$ 1.509

Inflação na zona do euro cai para 2,2% em agosto e aproxima-se da meta do BCE

Governo envia ao Congresso indicação de Galípolo e projetos para aumentar alíquotas da CSLL e da JCP

Lula diz que Galípolo terá autonomia no BC: 'Se ele falar que tem que aumentar juros, ótimo'

Mais na Exame