Exame Logo

Colheita de trigo tem quase um terço da área no Paraná

Segundo Deral, área colhida está em 29 por cento, salto de 11 pontos percentuais ante relatório divulgado em 9 de setembro

Plantação de trigo: produtores já colheram pouco mais de 1 milhão de toneladas (Prashanth Vishwanathanan/Bloomberg)
DR

Da Redação

Publicado em 16 de setembro de 2014 às 16h42.

São Paulo - A colheita de trigo do Paraná , principal Estado produtor do cereal no Brasil, avançou com força na última semana para praticamente um terço da área plantada.

O Departamento de Economia Rural, do governo estadual, disse nesta terça-feira que a área colhida está em 29 por cento, salto de 11 pontos percentuais ante relatório divulgado em 9 de setembro.

Veja também

"É um quadro normal da evolução da colheita do trigo. O tempo está ajudando em várias regiões. Houve chuvas, mas pontuais, com pequenos volumes", disse a engenheira agrônoma Juliana Yagushi, do Deral.

Com o avanço dos trabalhos, os produtores já colheram pouco mais de 1 milhão de toneladas, de um total projetado em um recorde de cerca de 4 milhões de toneladas.

As lavouras paranaenses continuam em ótimas condições na comparação com a semana passada, com 86 por cento delas recebendo a melhor classificação no levantamento do Deral e apenas 1 por cento em condição "ruim".

No Rio Grande do Sul, outro importante Estado produtor de trigo, a colheita ainda está distante. Nenhuma lavoura estava madura até a semana passada, quando a Emater/RS divulgou seu último informativo com informações de safra.

O Brasil deverá ter uma safra recorde de 7,67 milhões de toneladas, contra 5,53 milhões em 2013.

Acompanhe tudo sobre:AgriculturaAgronegócioGrãosParanáTrigo

Mais lidas

exame no whatsapp

Receba as noticias da Exame no seu WhatsApp

Inscreva-se

Mais de Economia

Mais na Exame