Economia

Citi pagará empréstimo do governo dos Estados Unidos

NOVA YORK, 14 de dezembro (Reuters) - O Citigroup afirmou nesta segunda-feira que chegou a um acordo com órgãos reguladores norte-americanos para pagar 20 bilhões de dólares em ações detidas pelo governo por meio de emissão de 17 bilhões de dólares em ações que permitirá à instituição deixar a tutela do programa Tarp em 2010. […]

EXAME.com (EXAME.com)

EXAME.com (EXAME.com)

DR

Da Redação

Publicado em 14 de dezembro de 2009 às 10h12.

NOVA YORK, 14 de dezembro (Reuters) - O Citigroup afirmou nesta segunda-feira que chegou a um acordo com órgãos reguladores norte-americanos para pagar 20 bilhões de dólares em ações detidas pelo governo por meio de emissão de 17 bilhões de dólares em ações que permitirá à instituição deixar a tutela do programa Tarp em 2010.

Como parte do acordo, o Tesouro dos Estados Unidos venderá até 5 bilhões de dólares em ações que possui do Citi em uma oferta secundária, permitindo que a instituição saia do programa Tarp em 2010. O banco afirmou que até lá terá pago 3,1 bilhões de dólares em dividendos e juros ao governo norte-americano.

O Citi afirmou que seu plano de levantamento de capital inclui opção de 2,55 bilhões a 3,5 bilhões de dólares em units. Esse montante é composto de aproximadamente 2,8 bilhões de dólares em contratos pré-pagos de ações ordinárias e cerca de 700 milhões de dólares em dívida subordinada.

O banco informou ainda que pode emitir até 3 bilhões de dólares em papéis preferenciais no primeiro trimestre de 2010.

"Temos uma dívida de gratidão com os contribuintes norte-americanos e reconhecemos nossa obrigação de apoiar a recuperação econômica financiando assistência aos donos de moradias e outros mutuários em necessidade", disse o presidente-executivo do Citigroup, Vikram Pandit, em comunicado.

O Citi vinha mostrando ansiedade para pagar o empréstimo do governo e evitar restrições a pagamentos de executivos que vieram com as três rodadas de assistência que recebeu dos Estados Unidos.

O banco tomou 45 bilhões de dólares no ano passado sob o programa Tarp. Este ano, o governo concordou em converter 25 bilhões de dólares desses recursos em ações ordinárias do Citigroup, deixando os Estados Unidos com cerca de 34 por cento de participação no banco.

 

Acompanhe tudo sobre:[]

Mais de Economia

Reforma Tributária: relatório está em fase final e votação será na semana do dia 10 de dezembro

Pacote não agrada, IR contamina ajuste e Haddad não descarta novas medidas para frear dívida pública

O que diz a proposta do governo sobre taxação de quem ganha mais de R$ 50 mil por mês; entenda

Pacheco diz que pacote fiscal será prioridade nas próximas três semanas