Exame Logo

Canal de TV nos EUA critica condições de trabalho em canaviais do Brasil

Bloomberg exibirá documentário que destaca mortes de lavradores por exaustão e cita que os carros a álcool são movidos "a sangue humano"

EXAME.com (EXAME.com)
DR

Da Redação

Publicado em 9 de outubro de 2008 às 10h29.

A discussão sobre as condições de trabalho em lavouras de cana-de-açúcar no Brasil chegará à tela de um dos canais de maior influência entre investidores do mundo todo, a Bloomberg TV dos Estados Unidos. Nesta quinta-feira (24/01), a emissora exibirá em horário nobre um documentário no qual lavradores, padres e líderes sindicais do interior de São Paulo e de outras regiões do país criticam as jornadas extenuantes nas plantações destinadas à produção de etanol.

Desde o início da semana, o site da Bloomberg exibe com destaque o trailer do documentário, no espaço destinado à programação do canal de televisão. Sob o título Deadly Brew - The Human Toll of Ethanol (em português, algo como Mistura Fatal - O Custo Humano do Etanol), o programa chamará atenção para os casos nos quais trabalhadores morreram de exaustão. Como exemplo, citará o caso de um homem que chegou a cortar 45 toneladas de cana num único dia.

Veja também

No trailer, intercalada entre cenas de queimada num canavial e de trabalhadores mostrando o facão que costumam utilizar no campo, uma narração em inglês explica que os lavradores são estimulados a trabalhar até o limite de suas forças pelo fato de ganharem por quantidade de cana cortada.

Depoimentos dos trabalhadores reforçam a sensação de sufocamento, por causa da fumaça e do calor, e a falta de perspectivas em obter um trabalho diferente daquele. Num dos momentos de crítica mais aguda, a voz de um entrevistado não-identificado afirma que "os carros (a álcool) são movidos a sangue humano". Um narrador lembra, ainda, que entre 2002 e 2005 mais de 82 mil trabalhadores sofreram acidentes de trabalho como cortes e desidratação nas lavouras de cana. Ao fim do trailer, um letreiro explica que o documentário pretende mostrar "a história que não se conta sobre a indústria do etanol no Brasil".

O documentário já se transformou em temas de blogs americanos relacionados a ecologia. Cenas do trailer também já foram parar no YouTube, o site mais popular do mundo em compartilhamento de vídeos. A Bloomberg do Brasil não tem previsão de exibir o programa, mas os brasileiros podem assistir aotrailerna página da Bloomberg na internet.

Acompanhe tudo sobre:[]

Mais lidas

exame no whatsapp

Receba as noticias da Exame no seu WhatsApp

Inscreva-se

Mais de Economia

Mais na Exame