Economia

Brent opera em alta por queda na produção líbia

Contratos futuros do petróleo Brent operavam em alta nesta sexta-feira, por conflitos que reduziram os suprimentos da Líbia


	Plataforma de petróleo: aumento da oferta do maior consumidor global, os Estados Unidos, além de importações fracas do Japão, limitava maiores ganhos
 (Andy Buchanan/AFP)

Plataforma de petróleo: aumento da oferta do maior consumidor global, os Estados Unidos, além de importações fracas do Japão, limitava maiores ganhos (Andy Buchanan/AFP)

DR

Da Redação

Publicado em 26 de dezembro de 2014 às 09h10.

Londres - Os contratos futuros do petróleo Brent operavam em alta nesta sexta-feira, por conflitos que reduziram os suprimentos da Líbia.

Um aumento da oferta do maior consumidor global, os Estados Unidos, além de importações fracas do Japão, limitava maiores ganhos.

Combates na Líbia reduziram a produção no país para 352 mil barris por dia, disse um porta-voz da companhia estatal de petróleo na quinta-feira, ou cerca de metade da média de novembro.

De outro lado, dados do governo dos EUA mostraram grande acúmulo de estoques na semana passada.

"Os combates na Líbia estão começando a ser mais e mais sobre a batalha pelos recursos de petróleo, e isso não vai acabar bem", disse o analista Olivier Jakob, da Petromatrix, em Zug, Suíça.

"As estatísticas do Departamento de Energia dos EUA são baixistas, a Líbia é altista." Por volta das 9h55 (horário de Brasília), o Brent subia 0,3 por cento, a 60,37 dólares o barril. O petróleo nos EUA tinha alta semelhante, para 56,17 dólares o barril, com poucos negócios e muitos países ainda em feriados de Natal.

Acompanhe tudo sobre:CommoditiesEnergiaPetróleoPreços

Mais de Economia

Plano Real, 30 anos: Armínio Fraga, o tripé macroeconômico e os desafios de manter o plano vivo

Com Selic a 10,5% ao ano, Brasil está entre os três países com maior taxa de juro real do mundo

"Se essa economia de R$ 9,2 bilhões não vem, vamos ter que aumentar o bloqueio", diz Planejamento

Mais na Exame