Economia

Brasil fecha 33.953 vagas formais em agosto, diz Caged

Em pesquisa Reuters, a expectativa era de que 32 mil empregos seriam encerrados no último mês, segundo mediana das expectativas


	Emprego: a expectativa era de que 32 mil empregos seriam encerrados no último mês
 (Paulo Fridman/Bloomberg)

Emprego: a expectativa era de que 32 mil empregos seriam encerrados no último mês (Paulo Fridman/Bloomberg)

DR

Da Redação

Publicado em 23 de setembro de 2016 às 17h10.

Brasília - O Brasil fechou 33.953 vagas formais de emprego em agosto, um pouco acima do esperado, segundo o Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) divulgado pelo Ministério do Trabalho nesta sexta-feira.

Em pesquisa da Reuters, a expectativa era de que 32 mil empregos seriam encerrados no último mês, segundo mediana das expectativas.

Apesar disso, o dado veio melhor que o resultado negativo em 86.543 vagas no mesmo mês do ano passado. Em agosto, as demissões superaram a criação de vagas principalmente na construção civil (-22.113 postos), seguida pela agricultura (-15.436) e serviços (-3.014).

A indústria da transformação, que vinha no vermelho nos últimos meses, mostrou um desempenho positivo, com abertura líquida de 6.294 postos.

No acumulado dos oito primeiros meses do ano, houve o fechamento líquido de 651.288 postos na série com ajuste -- performance mais fraca da série histórica iniciada em 2002.

Nos doze meses encerrados em agosto, foram 1,656 milhão de postos perdidos, também na série com ajustes. O movimento de rápida deterioração do mercado de trabalho vem a reboque da recessão econômica, que afeta a confiança dos agentes econômicos.

Segundo dados mais recentes divulgados pelo IBGE, a taxa de desemprego no Brasil subiu a 11,6 por cento no trimestre encerrado em julho, com quase 12 milhões de pessoas sem emprego no país.

Texto atualizado às 16h45

Acompanhe tudo sobre:CagedDesempregoEmpregos

Mais de Economia

Boletim Focus: mercado eleva estimativa de inflação para 2024 e 2025

Oi recebe proposta de empresa de tecnologia para venda de ativos de TV por assinatura

Em discurso de despedida, Pacheco diz não ter planos de ser ministro de Lula em 2025

Economia com pacote fiscal caiu até R$ 20 bilhões, estima Maílson da Nóbrega