Exame Logo

Brasil é o sétimo mercado de cartões de crédito do mundo

A Credicard divulgou hoje (26/08) um estudo sobre o mercado de cartões de crédito. O Brasil passou a ocupar a posição de sétimo maior mercado emissor de cartões de crédito do mundo em 2001, superando a França, com um total de 35,3 milhões de cartões em circulação no país. Entre os dez maiores mercados (nesta […]

EXAME.com (EXAME.com)
DR

Da Redação

Publicado em 9 de outubro de 2008 às 10h53.

A Credicard divulgou hoje (26/08) um estudo sobre o mercado de cartões de crédito. O Brasil passou a ocupar a posição de sétimo maior mercado emissor de cartões de crédito do mundo em 2001, superando a França, com um total de 35,3 milhões de cartões em circulação no país.

Entre os dez maiores mercados (nesta ordem: Estados Unidos, Japão, Reino Unido, Coréia do Sul, China, Canadá, Brasil, França, Taiwan e Espanha), o Brasil apresentou o quarto maior crescimento porcentual de cartões emitidos (21,1%) em relação a 2000. A base de cartões aumentou em 6,1 milhões de unidades, ampliando em 0,2% sua participação no mercado mundial (chegou a 2,8% em 2001).

Veja também

Em volume, o Brasil ocupa o décimo primeiro lugar, com faturamento de 24,9 bilhões de dólares em 2001. A forte alta do dólar impediu que o mercado nacional ficasse entre os dez primeiros do ranking.

O câmbio também influenciou negativamente o volume de transações em dólares na América Latina: queda de 4,7%. A região manteve, entretanto, sua participação de 3% no mercado mundial.

O faturamento acumulado do mercado brasileiro de cartões, nos oito primeiros meses do ano, é de 42,9 bilhões de reais, em um total de 600 milhões de transações, alta de 14,7% em comparação ao mesmo período do ano passado,. O valor médio de compra ficou em 72 reais.

De acordo com a Credicard, o mercado mundial de cartões movimentou mais de 3 trilhões de dólares no ano passado. Os Estados Unidos são o maior

mercado, com 44% desse valor, apesar de terem reduzido sua participação em 2% em relação a 2000.

Acompanhe tudo sobre:[]

Mais lidas

exame no whatsapp

Receba as noticias da Exame no seu WhatsApp

Inscreva-se

Mais de Economia

Mais na Exame