Exame Logo

Brasil deve subir uma posição e fechar 2024 como a 8ª maior economia do mundo, estima FMI

Segundo dados preliminares, o Brasil deve crescer 2,1% no ano e ultrapassar a Itália no ranking global do PIB

Brasil ficou em 7º lugar em lista de complexidade para fazer negócios (FG Trade/Getty Images)
André Martins

Repórter de Brasil e Economia

Publicado em 4 de junho de 2024 às 12h06.

Última atualização em 4 de junho de 2024 às 12h08.

O Brasil deve subir uma posição e fechar 2024 como a 8ª maior economia do mundo, estima o Fundo Monetário Econômico ( FMI ), em ranking elaborado porAlex Agostini, economista-chefe da Austin Rating.O cálculo se baseia no valor corrente do PIB e nas projeções do FMI para as principais economias globais.

Nesta terça-feira, oInstituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE)divulgou que o PIB brasileiro no primeiro trimestre cresceu 0,8% com alta no consumo das famílias e do setor de serviços. Os investimentos e o agro também subiram.

Veja também

Em 2023, o Brasil cresceu e voltou a figurar entre as 10 maiores economias do planeta. As estimativas do Fundo apontam ainda que o Brasil seguirá como oitavo no ranking global até 2029,último ano para o qual o Fundo traça projeções.

Os dados apontam para uma melhora da expectativa, já que em 2023, era esperado que o Brasil atingisse a oitava posição em 2025.

Outro país que deve crescer no ranking será a Índia, que ultrapassará aAlemanha como terceiro maior PIB do mundo em 2027. As projeções do FMI foram divulgadas em abril.

Economias mundiais que mais cresceram no 1º trimestre de 2024

17ª posição no ranking do 1º tri

A alta de 0,8% do Produto Interno Bruto (PIB) coloca o Brasil em 17º lugar em comparação com o avanço da atividade econômica de 53economias.O resultado divulgado pelo IBGE colocou o Brasil à frente Estados Unidos, Alemanha, França e Reino Unido,país que integram as dez maiores economias do mundo. O país que mais cresceu no período foi Israel, com alta de 3,4%, seguido pela Turquia, com 2,4% no trimestre.

Acompanhe tudo sobre:PIB do BrasilPIB

Mais lidas

exame no whatsapp

Receba as noticias da Exame no seu WhatsApp

Inscreva-se

Mais de Economia

Mais na Exame