Exame Logo

BCE lançará nova taxa de referência após falha em mudança

Criação ocorre depois que o setor bancário não conseguiu renovar instalações existentes atingidas por fraudes e diminuição da liquidez

BCE: taxas de empréstimos interbancários são utilizadas para precificar os bilhões de euros em derivativos e, em alguns países, determinar os juros sobre hipotecas (Eric Chan/Wikimedia Commons)
R

Reuters

Publicado em 21 de setembro de 2017 às 11h22.

Frankfurt - O Banco Central Europeu lançará uma nova taxa de referência overnight até 2020, afirmou nesta quinta-feira, potencialmente criando um novo índice de referência depois que o setor bancário não conseguiu renovar instalações existentes atingidas por fraudes e diminuição da liquidez.

As taxas de empréstimos interbancários, como a Euro Interbank Offered Rate (o Euribor) e seu equivalente em Londres, o Libor, são utilizadas para precificar os bilhões de euros em derivativos e, em alguns países, determinar os juros sobre hipotecas.

Veja também

Mas a confiança nelas diminuiu à medida que as alegações de fraude e os volumes acentuadamente baixos aumentaram o espectro de distorções que podem afetar os preços dos ativos e frustrar a transmissão da política monetária do BCE para a economia real.

"Ambos os índices dependem das contribuições voluntárias de dois painéis distintos de bancos, cujos número caíram fortemente nos últimos anos", disse o BCE.

"A taxa de juros, que será produzida antes de 2020, complementará as taxas de referência já existentes produzidas pelo setor privado", disse o comunicado do BCE.

Mas o poder do BCE para substituir os índices existentes é limitado, pois só pode calcular uma taxa overnight, uma vez que as taxas de prazos mais longos podem ser interpretadas como uma postura de política monetária desejada, afirmou.

Acompanhe tudo sobre:BCEEuropaZona do Euro

Mais lidas

exame no whatsapp

Receba as noticias da Exame no seu WhatsApp

Inscreva-se

Mais de Economia

Mais na Exame