Economia

BCE avalia 3 abordagens em relação ao QE, diz jornal

Crescem as especulações de que o BCE apresentará planos para compras de títulos do governo com dinheiro novo, política conhecida como quantitative easing


	Crescem as especulações de que o BCE apresentará planos para compras de títulos do governo com dinheiro novo, política conhecida como quantitative easing
 (Hannelore Foerster/Getty Images)

Crescem as especulações de que o BCE apresentará planos para compras de títulos do governo com dinheiro novo, política conhecida como quantitative easing (Hannelore Foerster/Getty Images)

DR

Da Redação

Publicado em 6 de janeiro de 2015 às 09h04.

Amsterdã - O Banco Central Europeu (BCE) está avaliando três possíveis opções para comprar títulos governamentais antes de sua reunião de política de 22 de janeiro, noticiou o jornal holandês Het Financieele Dagblad nesta terça-feira, citando fontes não identificadas.

Com os temores crescendo de que o petróleo mais barato levará a zona do euro à deflação, crescem as especulações de que o BCE apresentará planos para fortes compras de títulos do governo com dinheiro novo, política conhecida como "quantitative easing", já neste mês.

De acordo com o jornal, uma opção que as autoridades estão avaliando é injetar liquidez no sistema financeiro com o BCE comprando ele próprio títulos do governo em uma quantidade proporcional à participação do Estado membro no banco central.

Uma segunda opção é o BCE comprar apenas títulos de governos com ratings AAA, levando seus rendimentos a zero ou para território negativo. A esperança é que isso leve os investidores a comprar dívida de países e empresas de maior risco.

A terceira opção é parecida com a primeira, mas bancos centrais nacionais fariam as compras, o que significa que o risco ficaria "em princípio" com o país em questão, segundo o jornal.

O BCE negou-se a comentar a matéria, embora ela pareça consistente com declarações feitas pelo economista-chefe do banco central, Peter Praet, a um jornal alemão na semana passada.

Acompanhe tudo sobre:BCEEuropaMercado financeiroTítulos públicosUnião Europeia

Mais de Economia

Tesouro adia para 15 de janeiro resultado das contas de novembro

Câmara apresenta justificativa sobre emendas e reitera que Câmara seguiu pareceres do governo

Análise: Inflação preocupa e mercado já espera IPCA de 5% em 2025

Salário mínimo 2025: por que o valor será menor com a mudança de regra