Exame Logo

BC deveria reduzir juros na próxima semana, avalia Lloyds TSB

O Copom, Comitê de Política Monetária do Banco Central, deveria optar por uma pequena queda da taxa básica de juros na reunião da próxima semana, avalia o Lloyds TSB. A medida, segundo o banco, não seria vista como uma iniciativa política, por que existem motivos econômicos para justificá-la. Caso a inflação caia este ano para […]

EXAME.com (EXAME.com)
DR

Da Redação

Publicado em 9 de outubro de 2008 às 11h02.

O Copom, Comitê de Política Monetária do Banco Central, deveria optar por uma pequena queda da taxa básica de juros na reunião da próxima semana, avalia o Lloyds TSB.

A medida, segundo o banco, não seria vista como uma iniciativa política, por que existem motivos econômicos para justificá-la. Caso a inflação caia este ano para meio por cento acima do teto de 6% estabelecido com o FMI, já seria um bom resultado diante dos 7,67% verificados no ano passado.

Veja também

O Lloyds ressalta que o Copom tem ainda oito reuniões até o final do ano, mas talvez tenha apenas cinco antes de se conhecer o próximo presidente da República. A partir daí, avalia o banco, talvez seja mais difícil implementar uma política monetária compatível com o que foi feito nos últimos anos.

Eleições

Para o Lloyds, os movimentos mais recentes do mercado financeiro estão muito atrelados às pesquisas eleitorais. Nesta semana, pesquisas do Datafolha e Vox Populi, que já estariam captando os efeitos das acusações contra Ricardo Sérgio, ex-homem de campanha de Serra, mostraram Lula crescendo para a casa dos 40% na preferência do eleitorado e Serra empatado tecnicamente com Garotinho e Ciro Gomes.

Mas, na avaliação do banco, o mercado aposta na volta do horário eleitoral gratuito de José Serra, em rádio e TV, entre o final de maio e início de junho.

Acompanhe tudo sobre:[]

Mais lidas

exame no whatsapp

Receba as noticias da Exame no seu WhatsApp

Inscreva-se

Mais de Economia

Mais na Exame