Banco Central Europeu mantém juros em 2%; Grã-Bretanha corta
O Banco Central Europeu manteve a taxa de juros em 2% nesta quinta-feira (10/7). A decisão já era prevista pelo mercado após o presidente do BCA, Wim Duisenberg, dizer na semana passada que a entidade já fez sua parte para estimular a economia da zona do euro. O BCE já cortou sua taxa em 1,25 […]
Da Redação
Publicado em 9 de outubro de 2008 às 10h57.
O Banco Central Europeu manteve a taxa de juros em 2% nesta quinta-feira (10/7). A decisão já era prevista pelo mercado após o presidente do BCA, Wim Duisenberg, dizer na semana passada que a entidade já fez sua parte para estimular a economia da zona do euro. O BCE já cortou sua taxa em 1,25 ponto percentual nos últimos oito meses, mas há poucos sinais de recuperação da economia na zona do euro.
Duisenberg afirmou que os países devem agir para estimular o crescimento da zona do euro. Ele disse que ainda prevalece a previsão de uma recuperação econômica muito gradual na região no segundo semestre deste ano e em 2004. "Os últimos dados continuam sugerindo que o crescimento econômico da zona do euro continuará fraco no segundo trimestre, após ter virtualmente estagnado no primeiro."
Também nesta quinta-feira, o Banco da Inglaterra (banco central do país) cortou sua taxa básica de juros em 0,25 ponto percentual, para 3,5%. A justificativa do banco foi a demora da recuperação econômica mundial. As taxas de juros britânicas estão em seu nível mais baixo desde 1963.