Economia

Aumento das importações em outubro sinaliza volta dos investimentos

São Paulo, 3 de novembro (Portal EXAME) O aumento nas importações de bens de capital (máquinas e equipamentos para a indústria de transformação) e de insumos e matérias-primas em outubro sinalizam que o empresariado brasileiro está retomando investimentos. A Avaliação é do secretário de Comércio Exterior (Secex), Ivan Ramalho. Houve aumento de 30,9% nas importações […]

EXAME.com (EXAME.com)

EXAME.com (EXAME.com)

DR

Da Redação

Publicado em 9 de outubro de 2008 às 10h58.

São Paulo, 3 de novembro (Portal EXAME) O aumento nas importações de bens de capital (máquinas e equipamentos para a indústria de transformação) e de insumos e matérias-primas em outubro sinalizam que o empresariado brasileiro está retomando investimentos. A Avaliação é do secretário de Comércio Exterior (Secex), Ivan Ramalho. Houve aumento de 30,9% nas importações de bens de capital e de 18,1% nas de insumos e matérias-primas. "Esse crescimento nas importações sinaliza efetivamente que temos um crescimento da produção industrial", disse Ramalho a Agência Brasil.

De acordo com ele, o aumento das importações e o incremento das exportações devem seguir estáveis até o fim do ano o que deve sustentar a meta do governo de fechar 2003 com um superávit comercial de 22 bilhões de reais (70 bilhões em vendas externas e 48 bilhões em compras).

Os Estados Unidos devem continuar sendo os maiores compradores de produtos brasileiros, seguidos pela China e Argentina.

Acompanhe tudo sobre:[]

Mais de Economia

Acelerada pela Nvidia, Google — e agora Amazon —, startup quer inovar no crédito para PMEs

Cigarro mais caro deve pressionar inflação de 2024, informa Ministério da Fazenda

Fazenda eleva projeção de PIB de 2024 para 3,2%; expectativa para inflação também sobe, para 4,25%

Alckmin: empresas já podem solicitar à Receita Federal benefício da depreciação acelerada